Notícias

50 blocos garantidos no Pré-Carnaval

Powered by Rock Convert

Outras dez agremiações ainda poderão pleitear o patrocínio para participar da festa que seguirá até fevereiro

O Pré-Carnaval de 2013, em Fortaleza, será realizado com apoio e patrocínio privado. Até o momento, 50 blocos estão confirmados, mas outros dez agremiações ainda poderão pleitear o vaga. Embora a festa já esteja nas ruas desde o fim do ano passado, as comemorações apoiadas pelo poder público e privado começam neste sábado, dia 12, e seguem até o dia 2 de fevereiro. Cada bloco receberá R$ 6 mil.

Embora a festa já esteja nas ruas desde o fim do ano passado, as comemorações apoiadas pelo poder público e privado começam neste sábado, dia 12 de janeiro, e seguem até o dia 2 de fevereiro

Para dar uma esticada na folia, a cada fim de semana do calendário do Pré-Carnaval, que vai do dia 12 de janeiro a 2 de fevereiro, haverá shows de encerramento no Aterrinho da Praia de Iracema. O comando dos shows fica por conta de Gaby Amarantos, Serjão Loroza, Banda Patusco e Mariene de Castro.
As informações foram divulgadas pelo prefeito Roberto Cláudio e pelo titular da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Magela Lima, por meio de uma coletiva realizada ontem. O valor total do investimento, porém, não foi divulgado, assim como a data do repasse da verba aos blocos selecionados.
De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, a edição deste ano contará com avanços na estrutura e uma maior atenção à segurança. “Tivemos poucos dias para definir praticamente tudo, mas queremos que aconteça com a maior tranquilidade”.
O gestor da Secultfor, por sua vez, declarou que o tempo foi o “inimigo número um” na preparação da festa, mas que todos da Prefeitura entendem que o Pré-Carnaval é, também, um fator decisivo para o turismo e renda do Estado do Ceará.

Editais

Por causa da falta de tempo hábil, o Pré-Carnaval deste ano acontecerá sem edital. Dessa maneira, a seleção dos blocos levou em consideração três aspectos dos grupos: ter sido selecionados durante os dois últimos editais, ter prestado conta com a Prefeitura e ter obtido avaliação satisfatória nos relatórios elaborados pela equipe de fiscalização do Município.
De acordo com titular da Secultfor, a sugestão de seleção foi dada pelos próprios diretores dos blocos. O órgão informou, também, que pode haver acordo com outros patrocinadores ao longo desta semana.
Os esquemas de trânsito, segurança e saúde para apoio dos blocos será divulgado na quinta-feira, em reunião entre o prefeito e a Secultfor, com representantes da Secretaria de Saúde Municipal, as Secretarias Executivas Regionais (SERs), a Polícia Militar e a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

Apoio privado

Até agora, a Prefeitura conta com quatro patrocinadores, entre eles, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) e Governo do Estado.

Ainda de acordo com o titular da Secultfor, haverá três polos fixos para a concentração do Pré-Carnaval: um no Benfica, outro na Praça do Ferreira e outro na Praia de Iracema, de onde alguns os blocos sairão, pelo menos, quatro vezes.
Entre os blocos que sairão as ruas estão Cheiro, Matou a Pau…ta, Luxo da Aldeia, Unidos da Cachorra, Amantes de Iracema, Doido é Tu, Batendo na Lata, Vila Folia, Concentra Mais Não Sai, Mata Galinha, Unidos do Morro, Coração Benfica, Unidos do Morro, entre outros.

SAIBA MAIS
Programação do aterrinho

12/01 Gaby Amarantos
19/01 Banda Patusco
26/01 Serjão Loroza
02/02 Mariane de Castro

Valor é útil, mas insuficiente

Um dos organizadores do bloco Unidos da Cachorra, Fernando Buscanta, afirmou que a verba de R$ 6 mil para cada grupo, embora útil, é insuficiente para cobrir as despesas, que abrangem palco, instrumentos e caminhão de som. “Para se ter uma ideia do que gastamos, seis mil reais quase não é suficiente para um dia de bloco na rua, principalmente para os grupos que são grandes”, afirma. A maior preocupação de Buscanta, no entanto, é a segurança. “Precisamos de um efetivo maior para que todos possam se divertir com tranquilidade”, finalizou.
Na opinião do diretor do bloco Mata Galinha, as informações serviram para minimizar a angústia da dúvida em relação à verba. “Para gente que comanda e leva alegria a tantas pessoas, foi um alívio saber que tudo está encaminhado para que a festa aconteça como nos anos anteriores”, acredita o diretor.

Líder do bloco Baqueta, Carlos Henrique Baqueta, afirma que, apesar do clima de dúvida, sempre foi otimista em relação ao acontecimento do Pré-Carnaval. “Espero que tudo aconteça como planejado, pois estamos muito otimistas”, disse.

LÍVIA LOPES
REPÓRTER – http://diariodonordeste.globo.com

FOTO: ALEX COSTA

About Author

Comment here