Cid neutraliza debate ao antecipar permanência no cargo

A entrevista concedida à Revista Época, edição deste final de semana, foi entendida por setores políticos como duro recado

O governador Cid Gomes (PSB), ao reafirmar o desejo de permanecer no Governo do Estado até o dia 31 de dezembro de 2014, neutraliza a antecipação do debate sobre a sua sucessão. A declaração de Cid àRevista Época, edição deste final de semana, em entrevista ao jornalista Felipe Patury, é entendida como duro recado para aliados que já se antecipavam na discussão sobre o nome para sucessão estadual.

 Com menos debates e menos conflitos internos, o PSB poderá caminhar com o nome mais ligado aos irmãos Ferreira Gomes como candidato a governador. Trata-se do Ministro dos Portos, Leonidas Cristino, ex-deputado federal e ex-prefeito e Sobral.

Leonidas foi o sucessor de Cid Gomes na Prefeitura e, em janeiro de 2011, deixou a Prefeitura na metade do segundo mandato para aceitar o convite da presidente Dilma Rousseff para integrar o Governo Federal. É o nome de confiança de Cid e Ciro Gomes para o Governo do Estado.

Sem disputar a vaga ao Senado – uma opção para se manter no exercício da atividade política e parlamentar, Cid terá o poder dentro do PSB e entre os partidos aliados para indicar o nome de sua preferência para sucedê-lo.

Dentro do PMDB, dois nomes – Eunício Oliveira e Domingos Filho, que ascenderam na política em aliança com o Governador Cid Gomes, sonham com o Governo do Estado. O sonho será frustrado para um deles. A frustração para ambos se dará caso o candidato a governador seja mesmo Leonidas Cristino.

A vaga de senador na aliança puxada pelo PSB desperta o interesse do senador Inácio Arruda, que levou o PC do B para apoiar a candidatura vitoriosa de Roberto Cláudio, e, também, pela prefeita Luizianne Lins e pelo deputado federal José Nobre Guimarães (PT). Guimarães acha que 2014 é a sua vez para concorrer a um mandato majoritário e, para isso, trabalha nos bastidores políticos. O dinamismo da política poderá fazer, também, surgirem outros nomes na corrida eleitoral de 2014.

Confira a entrevista na íntegra de Cid Gomes à Revista Época aqui.

Por: http://www.cearaagora.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *