UFC é a mais procurada do Sisu, aponta balanço do MEC

A Universidade Federal do Ceará teve 133.923 inscritos para 6.258 vagas ofertadas, sendo a mais desejada pelos candidatos que participaram do Sistema em 2013

O Ministério da Educação (MEC) fez o balanço final do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)e a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi um dos destaques da avaliação divulgada nesta segunda-feira (14). A instituição cearense foi amais procurada pelos candidatos.

O Sisu levou a UFC a ser a universidade mais procurada do País (Foto: Natasha Mota)  

Segundo os dados, a UFC teve 133.923 inscritos para 6.258 vagas ofertadas, superando, em pouco mais de 15 mil inscrições, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que teve 115.794. A Universidade Federal Fluminense (UFF) foi a terceira mais procurada, com 96.247.

O Sisu, criado em 2010, registrou número recorde nesta primeira edição de 2013, com 1.949.958 inscritos, concorrentes a 129.319 vagas em 3.752 cursos. As inscrições foram encerradas na sexta-feira, 11. O ministro Aloizio Mercadante atribuiu a grande adesão à facilidade oferecida pelo Sistema aos estudantes. Este ano, 101 instituições de ensino em todo o País participaram do programa.

Surpresas

O curso de gestão pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília foi o mais procurado pelos candidatos nesta primeira edição de 2013: para 45 vagas, 12.221 inscritos, o que levou Mercadante a ressaltar o “impressionante” número.

“Os institutos estão muito concorridos. Nesta edição, eles tiveram uma demanda impressionante”, salientou o ministro, que disse estar satisfeito com o interesse dos jovens em cursar gestão pública. “O Brasil precisa de bons gestores”.

Matrícula

Para os aprovados na primeira chamada do Sisu, a matrícula deve ser feita nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. O resultado da segunda chamada sai no dia 28 deste mês, com matrícula agenada para os dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes usam a lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *