MP amplia Bolsa Família para lares sem crianças ou adolescentes

O Congresso analisa a Medida Provisória 607/13 que amplia as medidas do Plano Brasil sem Miséria. O texto altera a lei que criou o programa de transferência de renda Bolsa Família. As informações são da Agência Câmara Notícias.

O pagamento das famílias será realizado a partir de março. FOTO: Waleska Santiago
A medida estende a complementação de renda do Bolsa Família para alcançar mais 2,5 milhões de beneficiários do programa que ainda permaneciam em situação de extrema pobreza. Com a medida, não existirá mais, dentro do programa, nenhuma família com renda mensal inferior a R$ 70 por pessoa, patamar considerado necessário para superar a linha da miséria ou da pobreza extrema.

Na prática, o texto amplia o benefício do Plano Brasil sem Miséria para famílias sem crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. O texto anterior da lei condicionava o benefício a famílias com crianças e adolescentes nessa faixa etária.  Com a ação, o governo considera que terá retirado da miséria cerca de 22 milhões de pessoas desde 2011.

700 mil pessoas ainda estão na pobreza extrema

Mesmo assim, o ministério estima que aproximadamente 700 mil famílias ainda estejam em situação de extrema pobreza no País.
Para o governo, o cadastro, além de ser uma forma de transferir renda, serve para mapear as necessidades das populações carentes a fim de orientar a expansão de serviços públicos, incluindo a educação pública. As escolas com mais de 50% dos alunos em famílias cadastradas terão prioridade no programa de educação integral.

MP ainda está em tramitação

A MP será analisada por uma comissão mista antes de ser encaminhada ao plenário da Câmara e, posteriormente, ao Senado. A partir de 6 de abril, ela passará a trancar a pauta da Câmara ou Senado, onde estiver tramitando.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *