Inaugurada no Cariri a segunda maior ciclovia do Ceará

IMG_1914-768x512

Camilo Santana participou da solenidade de inauguração da segunda maior ciclovia do Ceará

Dezessete quilômetros de extensão. Três cidades cortadas. A segunda maior ciclovia do Ceará foi inaugurada neste sábado, data em que é comemorada o dia nacional do Ciclista. A solenidade aconteceu no início da manhã e contou com a presença do Governador do Estado, Camilo Santana (PT). O chefe do executivo destacou que a obra atende uma demanda antiga da população. “É um compromisso meu com o povo do Cariri. O corredor será bem iluminado e contemplará quem fizer o deslocamento entre o Crato, Juazeiro e Barbalha. Além disso, será um estímulo para a prática de atividade física”, disse. Ainda segundo Camilo, os órgãos de trânsito farão constante fiscalização na ciclovia para garantir a segurança dos ciclistas.

 

Iniciada em abril de 2016, a obra teve investimento total de R$ 2.925.429,43, oriundos do Tesouro Estadual.  Com a conclusão do projeto da Secretaria das Cidades que fora executado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), o governo objetiva que seja facilitado o descolamento entre estas cidades de pessoas que utilizam a bicicleta como transporte, por lazer ou a trabalho. De acordo com a pasta, quase 500 mil pessoas serão beneficiadas com a nova ciclovia.

IMG_1909-768x676

A via liga as cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, no canteiro central da CE 060 e CE 292, conhecidas como Avenidas Leão Sampaio e Padre Cícero, respectivamente. A ciclovia conta com pavimento asfáltico, sinalização vertical e horizontal. A ciclovia do Cariri fica atrás apenas do equipamento em  Fortaleza, na Avenida Whasington Soares, com 30 km de extensão, e ao lado da ciclovia de Sobral, que também 17 km.

 

457.253 pessoas na região do Cariri serão beneficiadas com a Ciclovia, de acordo com a Secretaria de Cidades do Estado

 

Ciclofaixa
Os adeptos carirenses a este tipo de transporte já contam, desde o ano de 2015, com uma ciclofaixa, a primeira do interior do Estado. A ciclofaixa de lazer corresponde a um trecho de seis quilômetros da CE-060, na avenida Leão Sampaio, que liga os municípios de Juazeiro do Norte a Barbalha. Aos domingos, os ciclistas ganham uma faixa exclusiva na Rodovia, separada por cones. Estima-se que cerca de 500 pessoas usufruam do espaço todos os domingos.

 

Mudança
IMG_1926-768x905Para João Almeida, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte e ciclista há seis anos, a ciclovia irá “fomentar o uso desse modal de transporte, expandido seu uso para além do lazer, mas também para transporte”. João lembra que “a ciclofaixa, apesar de importante, é algo pontual, portanto a região já necessitava há muito tempo da criação de uma ciclovia”. Conforme avalia, a estrutura física vai possibilitar maior segurança a quem utiliza a bicicleta, “fazendo assim com que novas pessoas, outrora receosas com a falta de segurança nas avenidas, comecem a praticar o esporte”.

 

Somente em Juazeiro do Norte, são pelo menos, cinco grandes grupos de ciclistas. Com tanta gente pedalando e, agora, dispondo de equipamentos com ofertam segurança ao ciclista, Almeida acredita que o comércio irá se beneficiar.  A vendedora Valéria Cristine Santiago, que além de praticar ciclismo trabalha numa loja especializada na venda bicicletas, diz que a procura pelas bikes aumentou muito nos últimos anos. “As pessoas compram principalmente para o lazer”, afirma. Para João Almeida, “os lojistas estimam um crescimento nas vendas com a conclusão da ciclovia e a consolidação dessa prática”.

unnamed

Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *