Granja: Barragem Lima Brandão transborda com a chuva dos últimos dias

Um dos principal cartão postal da cidade volta a chamar a atenção

 

 

Granja- Com as chuvas de pré-estação que têm se intensificado ao longo de dezembro, último, e este mês de janeiro, o moradores de Granja, na região Norte, comemoram a cheia da Barragem Lima Brandão. Esta semana, a água transbordou no pequeno reservatório, proporcionando uma imagem sempre emocionante aos olhos de quem aprecia contemplar a força e a beleza da natureza.

 

Na última quarta-feira (16), Granja registrou chuvas de 41 mm, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nesta sexta (18), as maiores precipitações ocorreram no Sertão Central.

Com a cheia, visitantes de todos os lugares passam pelo local e fazem fotos e vídeos. É o caso da professora aposentada Elenir de Marques, que veio do Mato Grosso e está em visita pelo Ceará. “Está lindo, maravilhoso. Fizemos fotos e vídeos para poder mostrar para os amigos, na última vez que vim a barragem estava seca, agora, que está acontecendo o sangramento, está muito mais bonito. Levo para o Mato Grosso bons registros”, pontua.

Cheia

 

Construído em 1890, o reservatório é, ao lado da ponte metálica, o principal cartão postal da cidade, que nos últimos dois anos tem sido banhada de forma generosa pelas chuvas que se fixam na região Norte. E por cortar parte da sede Granja, a barragem chama atenção sempre que há períodos de cheia. No ano passado, a água subiu com força o paredão e avançou para o outro lado da barragem, utilizada durante anos como balneário. Famílias que moravam no entorno tiveram casas alagadas por completo, sendo necessária a retirada de pessoas para abrigos montados pelo poder público, ou o deslocamento de desabrigados para casas de parentes. Em alguns pontos de alagamento, até canoas foram utilizadas, à época, como transporte.

 

Prevenção

 

De acordo com Raimundo Braz subsecretário de Infraestrutura do município, “a cada ano, durante os períodos de estiagem, são realizados trabalhos prioritários de infraestrutura, saneamento básico e pavimentação de vias, inclusive da Avenida Beira-Rio, para que se possa conter o avanço das águas”, explica. “Apesar dos trabalhos de drenagem e dragagem também serem realizados, a cada ano, já estamos em alerta para as possíveis consequências danosas aos moradores do entorno”, reforça o subsecretário.

 

Açudes

 

A barragem recebe águas de rios, riachos e córregos da região entre Granja e o município de Coreaú, sendo sua maior fonte fluvial o riacho Mororó. Atualmente, os dois açudes que abastecem o município estão com situação hídrica estável. O Gangorra presenta 72,94% de sua capacidade. O Açude Itaúna segue com 71,12%. “Se seguirmos nesse ritmo favorável de chuvas, acredito que o Gangorra deverá sangrar, pelo mês de março”.

 

 

Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *