Começa contagem regressiva de 100 dias

Uma vigília que começou ontem, às 22h, na Catedral Metropolitana, no Centro da capital fluminense, marca a contagem regressiva de 100 dias para a chegada do papa Francisco à cidade, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 23 a 28 de julho.
As vigílias da juventude vêm acontecendo como preparação para a Jornada Mundial. Em janeiro, a Arquidiocese do Rio realizou um encontro FOTO: DIVULGAÇÃO
Uma missa foi celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti, a partir das 22h30, e depois os jovens sairiam em procissão pela Lapa, bairro boêmio da cidade, até a Igreja de Santana, onde seriam feitas orações até as 6h. De acordo com o padre Reginaldo, os três eventos devem reunir de 8 a 10 mil pessoas e marcam o caminho para os preparativos finais para a jornada.
“É a primeira apresentação oficial do papa Francisco na América Latina e praticamente no mundo. É a primeira viagem internacional dele. Para o Brasil, é importante porque ele vem falar com os jovens do país mais católico do mundo, onde toda a esperança do catolicismo se volta. É uma mensagem, espera-se, que estimule os jovens a viver o cristianismo e a catolicidade”.
Cerca de 120 mil jovens já solicitaram hospedagem e 480 mil já estão inscritos nas atividades da Jornada Mundial da Juventude. O evento deverá atrair entre 2 milhões e 2,5 milhões de pessoas, de acordo com estimativa dos organizadores do evento.
Para o padre Reginaldo Manzotti, isso mostra que a Igreja Católica não está envelhecendo. “É um erro pensar em uma igreja naftalina, em uma igreja antiquada, de terceira idade, e essa não é a realidade. Estamos falando de números significativos de jovens não só do Brasil, mas de todo o mundo. Na oportunidade, nós percebemos que existe sem dúvida um contingente jovem muito grande, então a Igreja não está envelhecendo”, ressaltou.
Hoje, a programação será na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca, com feijoada e apresentação de cantores católicos.
Amanhã, um espaço montado na praia de Copacabana, na zona sul, vai receber atividades esportivas a partir das 8h. Às 15h, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, celebra missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Méier, zona norte do Rio.
Dependentes químicos
A agenda oficial do papa Francisco no Rio de Janeiro vai ser anunciada em maio, mas, de acordo com o padre Reginaldo, além dos atos centrais previstos para o papa emérito Bento XVI, ele deve visitar uma unidade de recuperação de dependentes químicos e se encontrar com vocacionados e bispos.

http://diariodonordeste.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *