Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




Barragem Lima Brandão transborda em Granja;

Postado: 13/01/2020 - Categoria: Chuva - Comentários: 0 comentáio - 117 views

Download PDF

 

 

Com as chuvas de pré-estação mais intensas nos últimos dias, moradores de Granja, na região Norte do Ceará, presenciaram a Barragem Lima Brandão transbordando no último sábado (11). Em vídeo enviado ao Sistema Verdes Mares é possível observar o bom aporte hídrico, visão que anima parte dos moradores do Município, mas que também gera preocupação em famílias que moram no entorno.

 

“Até sábado, ela não tinha sangrado de jeito nenhum. Devido às fortes chuvas na região de Moraújo  e Coreaú, a água chegou com uma intensidade grande aqui e lavou a barragem”, comemora o morador e fotógrafo, Nilo Tavares.

 

A Barragem Lima Brandão foi construída em 1890 e ao lado da ponte metálica figura como o principal cartão postal da cidade. O reservatório recebe água de rios e córregos da região entre Granja e Coreaú. A maior fonte fluvial do equipamento é o riacho Mororó. 

 

Os açudes Gangorra e Itaúna – os dois reservatórios que abastecem o Município, estão com situação hídrica estável. As capacidades registradas, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), são de 71,01 % e 71,12 %, respectivamente.

 

Precipitações

 

Na última sexta-feira (10), Granja registrou o acumulado de 73.3 milímetros, segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No sábado, quando a barragem transbordou, o acúmulo foi de 69.0 mm, no Posto Timonha.

 

 

Com informações do DN 



Comentários

0 Comentários

Deixe o seu comentário!