Notícias

A festa vai começar!

Powered by Rock Convert

Antes mesmo dos festejos de momo começarem, Fortaleza se enche de cores para brincar o Pré-Carnaval. São mais de 50 blocos na Cidade.

O Pré-Carnaval de Fortaleza é um bem da cidade. Nascido há mais de 30 anos e fortalecido nos últimos tempos, ganhou diversos espaços públicos e deu ao fortalezense a oportunidade de se relacionar com o próximo sem cordões de isolamento ou áreas VIP. Em 2013, a animação começa hoje e segue até dia 3 de fevereiro. Na Praia de Iracema, um palco armado no Aterrinho irá receber grandes nomes da música nacional para encerrar a noite. Amanhã, a atração será a cantora paraense de tecnobrega Gaby Amarantos.

 A cada final de semana de festa, cerca de 300 mil foliões enchem os diferentes blocos de alegria e muita música. São sambas, marchinhas, afoxés, frevos… Três polos vão concentrar a maior parte dessas agremiações: Praia de Iracema, Centro e Benfica. No Centro, o polo será na Praça do Ferreira e tem como atração principal o Concentra Mas Não Sai, aos sábados. No polo da Praia de Iracema, o Unidos da Cachorra costuma atrair uma multidão e amanhã, especialmente, sairá às 15 horas, uma hora antes do seu desfile tradicional, para abrir o evento. No polo do Benfica, o destaque é o bloco totalmente cearense, Luxo da Aldeia.

 Aquecimento

“Eu vou para o show da Gaby Amarantos na abertura do Pré-Carnaval, porque é um evento cultural que reúne pessoas que gostam do Carnaval e serve como aquecimento para este evento tão esperado por todos. Além disso, junto com os amigos podemos nos divertir de forma saudável e segura”.
Junior Serra, 22 anos, editor de vídeos

Praia de Iracema

É o principal ponto de encontro dos foliões. Unidos da Cachorra, Baquetas, Camaleões do Vila estão entre os blocos que desfilam pelo bairro. No total, são 16 blocos apoiados pela Prefeitura, além dos que saem sem patrocínio. O samba é quem dita o ritmo na Praia de Iracema, mas as baterias, que a cada ano arrastam mais e mais brincantes, buscam inovar nos arranjos e ritmos.

No Camaleões do Vila, em que 30% dos integrantes são crianças e jovens da comunidade do Pirambu, até o funk tem vez. Já na bateria da Unidos da Cachorra, xoté, baião e reggae recebem arranjos criados pelo renomado músico Pantico Rocha. Para incrementar a festa, os ritmistas do bloco recebem, nos últimos três sábados, convidados ilustres.

Mas nem só das enormes baterias, com mais de 100 integrantes, vive o Pré-Carnaval da Praia de Iracema. Agremiações tradicionais como O Cheiro e Que merda é essa? se mantêm firme na rua atraindo todas as gerações para a festa.

Trânsito

Desvios de tráfego

Na Praia de Iracema, os blocos seguirão dois percursos. Com isso, desvios de tráfego vão ser feitos na área. Será proibido estacionar na Av. Alm. Jaceguai entre a rua Dragão do Mar e Av. Alm. Barroso a partir de 7 horas da manhã de sábado e na rua João Cordeiro, a partir de meio-dia, entre as ruas Tenente Benévolo e Pe. Climério.

 Durante a passagem dos blocos, agentes de trânsito farão bloqueios temporários nos cruzamentos da rua João Cordeiro com a Av. Monsenhor Tabosa e Av. Hist. Raimundo Girão. Os cruzamentos também serão bloqueados para permitir que os blocos realizem seus percursos. Moradores das áreas interditadas e hóspedes dos hotéis localizados nos trechos dos desfiles terão acesso ao espaço mediante contato com os agentes de trânsito nos postos de bloqueios.

A previsão de finalização da operação é 22 horas ou até que a maior parte do público já tenha sido dispersada.

 DICA!

 Chegue cedo!

Se você vai curtir a festa no local, chegue cedo. O trânsito no entorno, aos sábados, fica bem complicado.

 Serviço

 Pré-Carnaval no Aterrinho

Quando: amanhã, show de Gaby Amarantos; dia 19, Patusco; dia 26, Serjão Loroza e dia 2/2, Mariene de Castro

Onde: Praia de Iracema, na altura da rua João Cordeiro

Outras info.: (85) 3105 1386
* Até o fechamento desta edição, a Prefeitura não divulgou os horários dos show

Camaleões do Vila

Concentração: Almirante Jaceguai (em frente ao Bar do Reggae)

Quando: sábados, às 17 horas (exceto no dia 19, que será às 15 horas)

Informações: (85) 8705 2601 / (85) 8815 2231
Carnavalesco Bons Amigos

Concentração: rua Dragão do Mar – Praia de Iracema (ao lado da Capitania dos Portos)

Quando: a confirmar*

Informações: (85) 3283 2495
O Cheiro

Concentração: rua Padre Justino, 168 – Praia de Iracema (esquina com João Cordeiro)

Quando: a confirmar*

Informações: (85) 3219 1738
Que Merda é Essa?

Concentração: rua João Cordeiro, 556 – Praia de Iracema

Quando: a confirmar*

Informações: (85) 9940 5550
Unidos da Cachorra

Concentração: Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Quando: sábados, a partir das 16 horas (exceto amanhã, que sairá às 15 horas)

Informações: (85) 3231 7283
Bloco do Baqueta

Concentração: Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Quando: sábados – amanhã, às 16 horas; dia 19, às 17 horas; dia 26, às 18 horas e dia 2 de fevereiro, às 15 horas

Informações: (85) 3219 1164
*os blocos Bons Amigos, O Cheiro e Que Merda é Essa não confirmou horário de saída

 Benfica

Ednardo, Belchior, Fausto Nilo, Humberto Teixeira, Evaldo Gouveia… Letras e músicas de grandes cearenses fazem do bloco Luxo da Aldeia um dos mais procurados. Mas, apesar da música ser totalmente cearense, os foliões parecem saídos das ladeiras de Olinda. Fantasias e adereços colorem as ruas nas proximidades do Estádio Presidente Vargas. Quem não entra no clima, se sente um bocado excluído.

Para este ano, o grupo ensaia Juma nova música, composta por Virgílio Maia, morador do Benfica. A canção homenageia o bloco que canta a cidade. Nas noites de sexta-feira, a movimentação começa às 19 horas e termina pontualmente às 22 horas, para não incomodar vizinhos.

Eu vou!

 Boas músicas

“Eu vou para o Luxo da Aldeia, porque gosto das músicas, são bem animadas e é também um ponto de encontro com muitos amigos”.
Norton Falcão, 25 anos, publicitário

 Serviço

 Cachorra Magra

Concentração: rua Marechal Deodoro, 216 – Benfica (esquina com Joaquim Magalhães).

Quando: a confirmar*

Informações: (85) 3485 2032
Luxo da Aldeia

Concentração: rua Padre Francisco Pinto, 144 – Benfica (em frente ao bar do Chaguinha).

Quando: às sextas-feiras, a partir das 19 horas.

Informações: (85) 8782 9141
o bloco Cachorra Magra não confirmou horário de saída

 Sheriff Faroeste

Até o sertanejo tomou carona no sucesso do Pré. Amanhã, o bloco Sheriff Faroeste desfila pela primeira vez na festa com a banda Nossa Bateria. A concentração do bloco será no Arre Égua, a partir das 15 horas. A largada será às 17 horas, com retorno para o mesmo restaurante. Fabinho Varela é a atração ao final do desfile. Ao contrário dos outros blocos, este é pago.

 Serviço

 Arre Égua

Onde: rua Delmiro Gouveia, 420 – Varjota

Quando: amanhã, a partir das 15 horas

Quanto: R$ 40

Vendas: Loja do Siriguella, Cerveja e Coco e Sede do Bloco Eh Loco.

Informações: (85) 3264 8091

 Centro

O bloco Concentra Mas Não Sai cresceu junto com o Pré-Carnaval de Fortaleza. Começou na Pracinha da 2000, mas atraiu tantos foliões, que não cabia mais no local. Mudou-se, então, para o Mercado dos Pinhões, que também ficou pequeno demais para o tamanho da festa. Com isso, se deslocou novamente. Saiu do Mercado para o coração da cidade: a Praça do Ferreira. Lá, encontrou espaço para a sua animação.

É o oitavo ano consecutivo que a diversão acontece no Centro da cidade. O local facilita a chegada de foliões vindos de diversos bairros. São famílias inteiras que participam. Com isso, a cada desfile cerca de 10 mil pessoas se concentram na Praça, em busca de reviverem as marchinhas de carnavais passados.

Chão da Praça

O Pré-Carnaval de Fortaleza tem mais um novo atrativo: o bloco Chão na Praça. Comandado pela banda local Os Transacionais, todas as quintas-feiras de janeiro, ele ocupa o Espaço Rogaciano Leite, no Centro Cultural Dragão do Mar, a partir das 19 horas para mostrar grandes sucessos de sambas. A programação começa com a discotecagem de Henrique Dídimo e todo o som das décadas de 70 e 80. Das 20 às 22 horas, é a vez dos Transacionais.

 Serviço

 Chão da Praça

Quando: todas as quintas de janeiro, a partir das 19 horas

Onde: Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Grátis

Info.: (85) 3488 8600

Concentra Mas Não Sai

Concentração: Praça do Ferreira

Quando: sábados, a partir das 18 horas

Informações: (85) 3262 7096
Matou a pau… Ta

Concentração: rua Floriano Peixoto, 941 – Centro

Quando: a confirmar*

Informações: (85) 3287 3634 ou (85) 3272 2966
Mió K.I.

Concentração: rua Rodrigues Júnior, 103 – Centro (Entre as ruas Tenente Benévolo e Pereira Filgueiras).

Quando: sábados, a partir das 17h30

Informações: (85) 3226 2825

 * o bloco Matou a pau…Ta não confirmou horário de saída

 Festa familiar

O Centro facilita a chegada de foliões vindos de diversos bairros, com famílias inteiras

 fonte:http://www.opovo.com.br

About Author

Comment here