GranjaNotícias

Arcebispo de Fortaleza: “Papa não é dono da fé, mas seu servidor”

Powered by Rock Convert

arcebispo-fortaleza-coletiva-novo-papa-francisco

O arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, disse na manhã desta quinta-feira, 14, em entrevista coletiva no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, que a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio como o novo Papa Francisco, mostra  evolução da Igreja Católica.

“Difícil dizer o que se passou na cabeça dos cardeais e isso não saberemos pois tem juramento de silêncio. Mas o fato é que essa escolha é fruto do próprio desenvolvimento da Igreja”, disse.   Dom José Antônio iniciou sua fala dizendo ter ficado muito contente com a recepção calorosa dos fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano. “Foi uma alegria ver tantas pessoas acompanharem a apresentação do Papa Francisco. Alegria também pela rapidez (na escolha do novo Papa).”    A eleição do argentino Jorge Bergoglio – que era arcebispo de Buenos Aires – como o novo papa causou surpresa entre a comunidade internacional. O arcebispo de Fortaleza comentou sobre as previsões que não se confirmaram. “Os critérios de escolha da Igreja não são os mesmos do mundo. Diante de tantas análises, vemos que o que funciona é a ação do Espírito Santo que age naqueles que se dispõem”.  O arcebispo destacou as palavras iniciais do Papa Francisco quando se dirigiu de modo particular à Igreja de Roma.”Foi muito belo que ele se voltou para a porção da Igreja de Roma, assumindo sua Diocese Local”.   Ele falou ainda de como espera que será a postura do novo pontífice. “O Papa não é dono da fé, mas seu servidor. Acreditamos que será um homem do dialogo fiel ao depósito da fé”, comentou.

Evangelização

O novo papa enfrentará o desafio da evangelização no mundo contemporâneo. Para Dom José Antônio, ”não existe estratégia na Igreja Católica para retirar as pessoas de outras denominações. Existe a responsabilidade em anunciar o Evangelho”.

fonte: http://blog.opovo.com.br

About Author

Comment here