Bento XVI surpreende ao anunciar a renúncia

admin
admin

Papa Bento XVI surpreendeu o mundo ao anunciar, na segunda-feira passada, que abdicará do pontificado no dia 28 deste mês por ”falta de forças”. A decisão abre um período de transição na liderança da Igreja Católica até a Páscoa, quando será eleito um novo sumo pontífice. O anúncio aconteceu em um discurso pronunciado em latim na Cidade do Vaticano diante de vários cardeais. A notícia está sem precedentes na história recente da Igreja Católica. O anterior a renunciar foi Gregório XII, em 1415. “Depois de ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério de Pedro”, admitiu. ”Por isto, sendo muito consciente da seriedade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado por meio dos Cardeais em 19 de abril de 2005. Segundo o porta-voz do pontífice, o padre Federico Lombardi, um conclave acontecerá por volta da Semana Santa, de 24 de março a 1º de abril. “Para a Páscoa teremos um novo papa”, disse, depois de explicar que Bento XVI. O conclave deve acontecer 15 a 20 dias depois da efetivação da renúncia.

Reações no mundo

A renúncia inesperada do papa que sucedeu ao carismático João Paulo II gerou reações em todo o mundo e inclusive dentro da Igreja. Tem sido “um trono em um céu sereno”, afirmou o cardeal veterano Angelo Sodano, por anos o número dois da Santa Sé.          A chanceler (chefe de governo) de sua Alemanha natal, Angela Merkel, expressou o seu “grande respeito” pela decisão do Papa de renunciar em função de sua idade avançada. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou sobre seu apreço e ofereceu suas orações em nome de todos os americanos ao Papa. O novo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, primaz e líder espiritual dos anglicanos, declarou estar com o “coração pesado” pelo anúncio da renuncia, mas que compreendia “totalmente” esta decisão.          Já o grão-rabino asquenaze de Israel, Yona Metzger, afirmou que Bento XVI melhorou as relações entre o Cristianismo e o Judaísmo, e contribuiu para “uma diminuição dos atos antissemitas no mundo”. (das agências)

 O IRMÃO DO PAPA SABIA HÁ MESES QUE ELE IA RENUNCIAR

 Idade avançada

O irmão do Papa, Georg Ratzinger, declarou que ele sabia há alguns meses que Bento XVI pretendia anunciar sua renúncia devido à idade avançada. “Eu sabia há alguns meses que ele pretendia renunciar”, afirmou.

 BENTO TINHA ACABADO DE RECEBER NOVO PAPAMÓVEL

Adaptado

O Papa Bento XVI tinha acabado de receber seu novo papamóvel, um Mercedes Classe M adaptado. O modelo novo, entregue em dezembro, substituiu outro utilitário da montadora alemã, em uso desde 2002.

http://www.opovo.com.br

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.