Notícias

Brasil tem 70 mil novos infectados

Powered by Rock Convert

Ministério da Saúde alerta para aumento da incidência em 36,1 para cada 100 mil habitantes, no ano passado, no País
Coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Draurio Barreira, disse que o teste rápido já está sendo feito no Rio e em Manaus FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Brasília Números divulgados ontem pelo Ministério da Saúde mostram que o Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose no ano passado. A taxa de incidência da doença em igual período foi de 36,1 para cada 100 mil habitantes.
Já os dados mais recentes sobre óbitos provocados pela tuberculose no País são de 2010, quando a doença vitimou 4,6 mil pessoas e a taxa de mortalidade registrada foi de 2,4 para cada 100 mil habitantes.
O Brasil ocupa atualmente o 17º lugar num ranking de 22 nações consideradas ´de alta carga´ (onde há grande circulação da doença). No País, a tuberculose representa a 4ª causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de morte por doença identificada entre pessoas com HIV.
Em relação ao perfil do paciente brasileiro, cerca de 66% dos casos de tuberculose notificados em 2012 acometeram homens.
Diagnóstico rápido
O Ministério da Saúde anunciou ontem que vai disponibilizar na rede pública, até o fim do ano, um teste rápido para diagnóstico da tuberculose. O exame pode detectar o bacilo causador da doença em duas horas, além de identificar se o paciente tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento.
No exame tradicional, são necessários de 30 a 60 dias para realizar o cultivo da micobactéria e mais 30 dias para obter o diagnóstico de resistência à rifampicina. Com o novo teste, os índices de sensibilidade e de especificidade, segundo a pasta, chegam a 92,5% e 99%, respectivamente, o que diminui a possibilidade de um falso positivo.
O coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Draurio Barreira, informou que o teste rápido, chamado Gene Expert, já está sendo feito no Rio de Janeiro e em Manaus e será implantado em todos os municípios com mais de 200 novos casos de tuberculose notificados em 2012.
O exame também será disponibilizado em localidades consideradas estratégicas, caso da população prisional ou indígena.

http://diariodonordeste.globo.com

About Author

Comment here