NotíciasSaúde

CE notifica 41 casos de microcefalia

Powered by Rock Convert

o-que-e-microcefalia-1

o-que-e-microcefalia-1O Ceará já contabiliza 41 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus da zika durante 2015, conforme boletim epidemiológico divulgado na noite de ontem pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Desse número, apenas uma ocorrência foi confirmada até agora, que resultou no óbito de uma criança em Tejuçuoca. O boletim anterior, do dia 30 de novembro, dava conta de 25 notificações da anomalia

 

Os 41 casos foram registrados em 20 municípios espalhados em diversas regiões cearenses. Desses, 13 estão entre as localidades com incidências de dengue mais preocupantes, também de acordo com a Sesa. A dengue e o zika vírus dividem o mesmo mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

 

O único caso confirmado, em Tejuçuoca, já havia sido divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 28 de novembro, após exames em um bebê com microcefalia e outras malformações congênitas. Segundo o órgão federal, foi identificada a presença do vírus zika em amostras de sangue e tecidos da recém-nascida, que veio a óbito. O Ministério apontou ainda, em análise inicial, que o risco de infecção do feto está associado aos três primeiros meses de gravidez

 

Conforme a Sesa, 38 dos casos de microcefalia relacionada ao zika vírus foram notificados em recém-nascidos, enquanto três foram percebidos de forma intrauterina.

 

Brasil

O óbito confirmado no Ceará foi um dos sete até agora colocados sob suspeita de responsabilidade do zika vírus no Brasil. Piauí e Rio Grande do Norte são as outras unidades federativas com vítimas fatais da microcefalia.

 

Informações: G1

 

About Author

Comment here