Notícias

Ceará tem um policial para cada 565 habitantes

Powered by Rock Convert

Um levantamento divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que o efetivo da Polícia Militar no Ceará é de 14.934 policiais responsáveis por fazer a segurança em todo o estado.

Com base no total da população cearense contabilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a estimativa média é que, a cada 565 habitantes, existe um policial para ser responsável pela proteção. Em comparação com outros estados, Ceará tem o terceiro menor efetivo proporcional ao número de pessoas que vivem na região.

O Relações Públicas da Polícia Militar, tenente-coronel Fernando Albano, rebate os números apresentados no novo Anuário de Segurança Pública ao ressaltar que esses dados se referem ao ano passado. “Atualmente, contamos com 15 mil e 100 homens e mais mil estão em processo de formação. Esse novo contingente deve se juntar ao efetivo até o fim do ano, aumentando para uma média de mais de 16 mil.”, diz.

Albano acredita que esse total é um bom número para fazer a segurança no Ceará, apesar de reconhecer que a Polícia Militar deve estar sempre preocupada com ações que possibilitem o aumento do efetivo. “Até 2014, a ideia é contratar mais dois mil homens, vindo portanto a atender o efetivo estabelecido na nova lei da Polícia Militar, que prevê um mínimo 17 mil e 551”, acrescenta.

Quantidade x qualidade

O tenente-coronel afirma que, além da preocupação com a quantidade de homens, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social mantém um processo permanente de capacitação do efetivo com os cursos oferecidos pela Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).

Outros dados

1.547 compõem a equipe do Corpo de Bombeiros;

2.194 fazem parte da equipe da Polícia Civil;

1.251 trabalham como agentes de trânsito.

http://www.tribunadoceara.com.br/

About Author

Comment here