CHAVAL E URUOCA: DEFESA CIVIL RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM MAIS 36 MUNICÍPIOS DO CEARA

Impacto
Impacto
03 de Maio de 2017 - Seca em Salitre (carroceiros comercializando água)

03 de Maio de 2017 - Seca em Salitre (carroceiros comercializando água)

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu nesta terça-feira (12) a situação de emergência em mais 38 municípios do Ceará. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

 

Com a medida, as prefeituras poderão solicitar o apoio do Governo Federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais. No Estado, os reconhecimentos são, em sua maioria, decorrentes de seca e estiagem. São estes os municípios: Aracoiaba, Aratuba, Brejo Santo, Caririaçu, Carnaubal, Catarina, Cedro, Chaval, Guaraciaba do Norte, Ibicuitinga, Icapuí, Ipaumirim, Irauçuba, Itapajé, Itapiúna, Jaguaruana, Madalena, Missão Velha, Morrinhos, Nova Olinda, Pacajus, Paramoti, Porteiras, Potiretama, Quiterianópolis, Quixeré, Redenção, Russas, Salitre, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Tabuleiro do Norte, Umari, Umirim, Uruoca, Varjota e Várzea Alegre.

 

Até o dia 5 de junho, última atualização do Ministério da Integração, o Ceará tinha 98 cidades em situação de emergência, entre elas Fortaleza, cuja data de vigência encerrase nesta terça, mas não teve reconhecimento renovado.

 

Solicitação de apoio

 

Para obter apoio emergencial do Ministério da Integração, complementar à atuação de estados e municípios, as prefeituras devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR) e/ou Plano de Trabalho, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível neste endereço eletrônico. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.

 

Diário do Nordeste

 

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.