Notícias

Chuva já atingiu cerca de 50 municípios do Ceará até esta sexta

Powered by Rock Convert

As chuvas isoladas no estado surpreenderam os cearenses no terceiro dia do ano e pelo menos 49 municípios registraram precipitações entre as 7h de quinta-feira (3) até as 7h desta sexta-feira (4), segundo o último balanço divulgado pela Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos).

O órgão informou que a maior chuva aconteceu nos municípios de Cariré e Mucambo, com 80 milíetros. A lista com os maiores registros é seguida pelas cidades de Ibiapina, com 70 mm, São Benedito, 69,6 mm, e Graça, com 69 mm.

Maracanaú com maior precipitação

Na região que compreende o litoral da Grande Fortaleza, o posto instalado em Maracanaú teve uma precipitação de 40,1 mm. Em entrevista na última quinta, o metereologista Leandro Valente esclarece que as chuvas isoladas são consequência de um sistema de baixa pressão atmosférica conhecido como Vórtice Ciclônico de Alto Nível (VCAN).

“Começou a atuar na última sexta feira e a tendência é que continue durante as próximas 24 ou 48 horas. Em 72 horas, ele deve perder a força”, completa. A previsão da Funceme para sexta-feira (4) é de céu parcialmente nublado, com possibilidades de chuvas isoladas. A umidade relativa do ar deve variar entre 80% a 65%.

Os Vórtices Ciclônicos são sistemas típicos da pré-estação chuvosa do Ceará (compreendida entre os meses de dezembro e janeiro). Eles podem se deslocar rapidamente de um estado para outro, e sua atuação dura entre 4 e 6 dias.

fonte: jangadeiroonline.com.br

About Author

Comment here