NotíciasPolítica

Composição da AL sofre nova mudança

Powered by Rock Convert

Está marcada para a manhã de hoje, na Assembleia Legislativa, a posse da deputada Ana Paula Cruz (PRB). Ela vai assumir o exercício do mandato parlamentar no lugar do deputado estadual Ivo Gomes (PSB), o qual teve a licença concedida na última quinta-feira, pela Mesa Diretora da Casa, para assumir o cargo de secretário de Educação, na gestão do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Outros dois parlamentares já assumiram suplência desde o dia 28 de dezembro do ano passado, após a efetivação dos deputados estaduais Daniel Oliveira (PMDB) e Professor Teodoro (PSD).

Está marcada para hoje a posse de Ana Paula Cruz. Ela assume a vaga deixada por Ivo Gomes, nomeado secretário de educação da Capital

Daniel Oliveira foi efetivado no lugar do prefeito Roberto Cláudio, que renunciou ao mandato parlamentar e à presidência da Assembleia, para assumir a Prefeitura de Fortaleza, desde o último 1º de janeiro. O peemedebista estava como suplente em decorrência da licença do deputado estadual Mauro Filho (PSB), que atualmente exerce o cargo de secretário da Fazenda no Governo Cid Gomes. Na vaga de suplência deixada por Danniel Oliveira, assumiu, então, a deputada Doutora Silvana (PMDB), que já exerceu mandato parlamentar em outras oportunidades da atual legislatura.

Já Professor Teodoro (PSD) foi efetivado na vaga do ex-deputado Moésio Loiola (PSD), que renunciou ao mandato para assumir a Prefeitura de Campos Sales, município que fica a 494 quilômetros de Fortaleza.

Professor Teodoro estava como suplente na vaga do deputado Gony Arruda (PSD), desde que este assumiu a Secretaria do Esporte do Estado. Com a efetivação de Professor Teodoro, Cirilo Pimenta (PSD) assumiria a vaga de suplência – o que não ocorreu, pois Cirilo Pimenta foi empossado gestor da Prefeitura de Quixeramobim. Com isso, assumiu como suplente o deputado Nenén Coelho (PSD).

Presidência

Por conta dessas alterações, desde o último dia 31 de dezembro, a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará é ocupada pelo deputado José Sarto (PSB). Compõem ainda a atual Mesa Diretora os deputados Tin Gomes (PHS), como 1º vice-presidente; Manoel Duca (PRB), como 2º vice-presidente; José Albuquerque (PSB), na 1ª secretaria; Neto Nunes (PMDB), como 2º secretário; João Jaime (PSDB), na 3ª secretaria, e Téo Menezes (PSDB), como 4º secretário. Já na primeira, segunda e terceira suplência, estão os deputados estaduais Ely Aguiar (PSDC), Ferreira Aragão (PDT) e Sineval Roque (PSB), respectivamente.

Retorno

A atual composição permanece até o dia primeiro de fevereiro deste ano, quando os deputados retornam do recesso parlamentar, e a nova Mesa Diretora assume. Presidida pelo deputado estadual José Albuquerque (PSB), ela será composta pelos deputados Tin Gomes (PHS), na 1ª vice-presidência e Lucílvio  Girão (PMDB), na2ª vice-presidência da Casa Legislativa.

O deputado pessebista Sérgio Aguiar ocupará a 1ª secretaria da Mesa Diretora, enquanto Manoel Duca (PRB) fica como o 2º secretário, João Jaime (PSDB) como o 3º secretário e o petista Dedé Teixeira como o 4º secretário. As três vogais, porém, continuam sendo ocupadas pelos parlamentares Ely Aguiar (PSDC), Ferreira Aragão (PDT) e Sineval Roque (PSB).

Com ida do deputado Sérgio Aguiar para a primeira secretaria da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, o novo líder do governador Cid Gomes na Casa será o deputado estadual José Sarto (PSB). A informação foi confirmada ao Diário do Nordeste pelo próprio parlamentar pessebista.

fonte:http://diariodonordeste.globo.com

About Author

Comment here