Notícias

Eleição do novo Papa

Powered by Rock Convert

Os cardeais, vestidos com seus paramentos vermelhos, entraram em procissão no majestoso templo  A missa “Pro Eligendo Pontifice”, primeiro ritual do conclave para eleger o 266º papa da história, começou nesta terça-feira às 10H00 locais (6H00 de Brasília), na basílica de São Pedro do Vaticano. Milhares de fiéis passaram horas na fila do lado de fora do templo para  acompanhar a cerimônia solene em latim, presidida pelo decano do colégio cardinalício Angelo Sodano e na qual participam os 115 cardeais eleitores.

Os cardeais, vestidos com seus paramentos vermelhos, entraram em procissão no majestoso templo, entoando cantos gregorianos que invocam a ajuda de Deus.  A missa, exibida ao vivo para muitos países pela televisão, reúne autoridades, diplomatas e milhares de fiéis e turistas dos cinco continentes.

Ao chegar ao baldaquino, situado acima do túmulo de São Pedro, os cardeais  etiraram a mitra e beijaram o altar, ficando apenas com o barrete púrpura de cardeal.  

Às 16H15 (12H15 de Brasília), os “príncipes da Igreja” se reunirão na Capela Paulina para uma oração e depois seguirão em procissão para a Capela Sistina, onde acontecerá a eleição.  A partir deste momento, a única indicação que o resto do mundo terá sobre o que acontece dentro do conclave será a fumaça que sairá da chaminé situada à direita da Basílica de São Pedro.  Os cardeais podem decidir se uma primeira votação acontecerá ainda nesta terça-feira, mas tudo aponta que não devem chegar a um acordo rápido sobre o novo papa. A eleição do novo líder dos quase 1,2 bilhão de católicos será anunciada com a fumaça branca na chaminé da Capela Sistina.

http://www.opovo.com.br

About Author

Comment here