GranjaPolíticaSaúde

INICIADO O ACOLHIMENTO DE SAÚDE BUCAL NO MUNICÍPIO DE GRANJA

Powered by Rock Convert

1

1

 

 

De acordo com a Política Nacional do SUS, o acolhimento é uma das principais diretrizes éticas, onde o usuário (paciente) é recebido pelo profissional Dentista para uma escuta de suas queixas e angústias e classificado no momento de acordo com seu risco.

 

Após o atendimento do acolhimento, o paciente receberá um comprovante de presença. Depois de sua agenda organizada de acordo com as prioridades de risco/necessidade para o atendimento, o dentista informará através dos agentes de saúde todas as datas de retorno daquele paciente de acordo com suas necessidades, porém, caso o paciente falte duas vezes sem justificativa, estará automaticamente fora daquela turma de acolhimento e só poderá retornar os atendimentos após participar do próximo acolhimento, dando importância assim a seus retornos já agendados e não ocupando vaga de outros pacientes.

 

As Equipes de Saúde Bucal (ESBs) geralmente apresentavam dificuldades em superar questões organizacionais para atendimento da demanda e conclusão dos tratamentos dos pacientes. Com isso, o acolhimento vem garantir início e fim de tratamento daqueles pacientes dentro de um prazo, possuindo assim maior acesso da população à saúde bucal, com seu retorno garantido.

 

No acolhimento no distrito Parazinho, foi recebido 140 pacientes classificados de acordo com seus riscos/necessidades onde 6 pacientes foram classificados com risco 0 (menor necessidade), 37 pacientes classificados como risco 1, 67 pacientes classificados como risco 2 e 30 pacientes classificados como risco 3 (maior necessidade).
Na UBS da Santa Terezinha foram avaliados 160 pacientes, Ubatuba pacientes 50, Timonha 63 pacientes, Centro 63 pacientes e São Raimundo 83 pacientes.

 

FOTOS ABAIXO:

About Author

Comment here