CidadesNotíciasPolíticaSaúde

Morte de Ted Pontes deixa luto na política; Ted criou protagonismo na Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia

Powered by Rock Convert

A política do Ceará está de luto com a morte, neste sábado, do ex-deputado estadual Ted Pontes que, nos anos 90, ganhou destaque na atuação parlamentar ao comandar a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa. Ted é mais uma vítima fatal da Covid-19.

O mandato de Ted, como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, foi marcado pelo lançamento do Teledenúncia na gestão do então presidente Luiz Pontes (PSDB) e pelas investigações sobre a chamada máfia do seguro obrigatório.

O Teledenúncia – uma linha direta para os consumidores que se sentiam lesados em seus direitos, atraiu queixas de homens e mulheres do Interior do Estado e da Grande Fortaleza que encontravam no serviço uma porta aberta para ver injustiças corrigidas e os seus direitos assegurados.

O canal de denúncias contribuiu para a descoberta de um esquema de desvio de dinheiro do seguro obrigatório – benefício que era pago a familiares que tinham parentes vítimas em acidentes de trânsito. O dinheiro nem sempre chegava ao bolso dos seus verdadeiros donos e acabava sendo desviado por atravessadores.

As queixas sobre o desvio do seguro obrigatório – o DPVAT, feitas pelo Teledenúncia, chegaram à Polícia Civil, ao Ministério Público Estadual e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), foram transformadas em inquéritos e, em muitos casos, obrigaram advogados a devolverem o dinheiro do seguro obrigatório para as famílias das vítimas de trânsito. Todo esse trabalho foi realizado nos dois anos do mandato de Ted Pontes como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa.

TRAJETÓRIA POLÍTICA, VEREADOR E DEPUTADO ESTADUAL

Filho do ex-prefeito de Caucaia, Juaci Pontes, Ted herdou do pai a veia política, sendo vereador e presidente da Câmara Municipal. Prefeito nos anos 70, Juaci foi assassinado no dia 5 de abril de 1981. Ted conquistou dois mandatos de vereador o – primeiro mandato em 1982, e o segundo, com a maior votação nas eleições de 1988. Dois anos depois, elegeu-se, pelo Partido Liberal, à Assembleia Legislativa, com apenas 6.349 votos – a menor votação entre os 46 parlamentares eleitos. O PL elegeu, também, naquela eleição, o médico Fernando Hugo, que somou 7.766 votos.

Em 1994, Ted se reelegeu com 12.276 votos – quase o dobro do número de votos da eleição anterior. A disputa acirrada e os altos custos da campanha o fizeram desistir da corrida pela reeleição em 1998. Decidido a se afastar da vida parlamentar, Ted, então presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, passou a trabalhar pela pré-candidatura do então presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Pontes, ao Senado. Com esse gesto, Ted criou uma agenda para todas as ações com visibilidade na Comissão de Defesa do Consumidor serem capitalizadas por Luiz Pontes. O gesto ajudou a caminhada do então presidente da Assembleia Legislativa que, em 1998, conquistou a cadeira de senador pelo PSDB.

COVID-19
O ex-deputado estadual Ted Pontes estava internado, desde o final do ano passado, no Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza, não resistiu as complicações provocadas pela Covid-19 e morreu neste sábado. Ted Pontes nasceu no dia 28 de outubro de 1958 e, em 2021, completaria 63 anos de idade.

LEGENDA
Ted Pontes, no exercício do mandato de deputado estadual, protagonizou, nos anos 90, momentos importantes no comando da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa.

Ceara Agora

About Author

Comment here