GranjaNotícias

Município de Granja adere ao Programa Mais Médicos

Powered by Rock Convert
Granja é um dos 115 municípios cearenses que aderiram ao Programa Mais Médicos,segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde.Em todo o Brasil foram 2.552 municípios inscritos até esta quarta-feira (24),o equivalente a 45,8% das cidades brasileiras.Do total que aderiu à iniciativa,887 (34%) estão em regiões de maior vulnerabilidade social e,por isso,consideradas prioritárias.As inscrições seguem abertas até 00h de amanhã,25 de julho, e podem ser feitas pelo site www.saude.gov.br.
 Lançada pela presidenta da República Dilma Rousseff no dia 8 de julho,a iniciativa levará mais médicos às regiões carentes,sobretudo nos municípios do interior e na periferia das grandes cidades. Todos os municípios do país podem participar, indicando as unidades básicas de saúde de suas regiões em que há falta de médicos.
 Dos 2.552 cidades inscritas,34% (867) estão na região Nordeste.O Sudeste contou com 652 municípios participantes e o Sul,620.Norte e Centro-Oeste registraram 207 e 206,respectivamente.
 “Com este programa estamos enfrentando um dos grandes desafios da saúde pública brasileira,que é levar mais médicos para perto da população,especialmente para as regiões onde faltam profissionais.Sabemos que um médico junto da população faz diferença.Além disso,estamos fortalecendo a atenção básica,que é capaz de resolver 80% dos problemas de saúde sem a necessidade de recorrer a um hospital”,esclarece o ministro,Alexandre Padilha.
 Nesta semana,autoridades do Governo Federal fizeram reuniões em diferentes estados do país,mobilizando prefeitos e secretários de saúde para participar do Mais Médicos.Entre os estados visitados, estão Bahia, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Pará, Amazonas,Maranhão,Paraná e Rio Grande do Sul.
CRONOGRAMA
O Ministério da Saúde,com o fim do primeiro período de inscrições,divulgará no dia 26 de julho o total de vagas existentes em cada cidade inscrita.E,até o dia 28, os médicos brasileiros que aderiram ao programa poderão escolher os municípios onde querem atuar pelo site www.saude.gov.br.
 Em 1º de agosto será divulgada a relação de profissionais com registro profissional no Brasil que terão de homologar a participação e assinar um termo de compromisso até 3 de agosto.Dois dias depois,as escolhas serão validadas no Diário Oficial da União.As vagas remanescentes serão divulgadas em 6 de agosto.O processo de escolha nesta segunda etapa vai até 8 do mesmo mês e os resultados serão publicados em 13 de agosto.
 Os profissionais que atuarão no programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil,paga pelo Ministério da Saúde,mais ajuda de custo,e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa.Os municípios ficarão responsáveis por garantir moradia e alimentação aos médicos,além de ter de acessar recursos do ministério para construção,reforma e ampliação das unidades básicas.
 A prioridade nas vagas será de médicos brasileiros,e somente as que não forem preenchidas serão oferecidas aos estrangeiros.

About Author

Comment here