Notícias

Música para celebrar Fortaleza

Powered by Rock Convert

Alceu Valença, cantor e compositor. (Foto: Divulgação)

Alceu Valença, cantor e compositor. (Foto: Divulgação)

 

 

Alceu Valença canta muito do seu Pernambuco e traz em si a incorporação do que é a cultura do estado natal. Mas ele cruza as fronteiras e também pode ser Ceará e Nordeste. Não apenas pela proximidade geográfica, mas pelas afinidades e pela representatividade que há em suas letras e em sua trajetória artística. Hoje, o músico nascido em São Bento do Una (PE) trará a nordestinidade bonita de Cavalo de pau, La belle de jour, Morena Tropicana e tantas outras composições para o aterrinho da Praia de Iracema. Ele vai cantar os 290 anos de Fortaleza.

 

Em entrevista ao O POVO, Alceu lembra que o Ceará entra na trajetória da música nordestina em sua essência. É natural. Luiz Gonzaga, ele ressalta, era de uma região muito próxima ao Ceará, no sertão do Araripe. Não foi à toa que o Mestre Lua gravou músicas como No Ceará não tem disso não e Beata Mocinha. “Na minha geração, surgiram artistas cearenses que marcaram para sempre a música brasileira. Estou falando de Fagner, Belchior, Amelinha, Ednardo e outros que ajudaram a dar uma dimensão maior ao trabalho que fizemos na época e seguiram se reinventando. O Ceará está em minha trajetória assim como todo o Nordeste”.

 

O músico adianta que o repertório de seu show na Praia de Iracema terá os maiores sucessos da carreira, como Anunciação, Coração Bobo, Táxi Lunar, Embolada do Tempo, entre tantas outras. Sabiá, Baião e Xote das Meninas, assinadas por Gonzaga também entram na lista.

 

Para cantar Fortaleza

 

Antes de Alceu subir ao palco da Praia de Iracema, os cearenses farão homenagem à Cidade no show Para cantar Fortaleza. Com direção musical do guitarrista Cristiano Pinho, o roteiro será formado por recortes de participações dos músicos Lorena Nunes, Lucinha Menezes, Levi Castelo Branco, Vitoriano, Felipe Cazaux, Roberto Viana, Marcus Café, Pingo de Fortaleza, e as bandas Veronika Decide Morrer e Selvagens à Procura de Lei, que levarão os estilos plurais que emergem no Ceará. Antecedendo o espetáculo em conjunto, Waldonys e Selvagens à Procura de Lei farão shows que abrirão as apresentações da noite.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Praia de Iracema, 13/4

 

18horas – Selvagens à Procura de Lei
19h15min – Waldonys
20h30min – Para cantar Fortaleza
22h30min – Alceu Valença

 
Mercado dos Pinhões, 14/4
20horas – Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Folia

 
Mercado dos Peixes, 15/4
A partir de 20 horas – Camila Marieta e Cordas que falam

 
Cinetratro São Luiz, de 13 a 15/4
Mostra especial “Cinema e Cidade”
Dia 13: 14 horas – Vitória (Sebastian Schipper); 16 horas – Bikes VS Carros (Fredrik Gertten); 19 horas – Obra (Gregório Graziosi)
Dia 14: 14 horas – O homem das multidões (Marcelo Gomes, Cao Guimarães); 16h30min – Praia do Futuro (Karim Aïnouz); 19 horas – Táxi Teerã (Jafar Panahi)
Dia 15: 16h30min – Meia-noite em Paris (Woody Allen)

 

 

 

Informações O povo

 

 

About Author

Comment here