Notícias

Notas de corte do Sisu já podem ser consultadas

Powered by Rock Convert

A nota de corte é uma referência que se altera ao longo do período, à medida que novos inscritos se candidatam às vagas

 Mais de 700 mil estudantes se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nesta última segunda-feira, 7.

Os candidatos estão concorrendo a a uma das 129 vagas disponíveis em instituições de ensino superior em todo o Brasil.

Já nesta terça-feira, 8, o Ministério da Educação lançou no sistema as notas de cortes de cada curso e a classificação parcial. Dessa forma, o estudante pode conferir se tem chance de conseguir a vaga para a qual se inscreveu. As vagas são calculadas a partir da pontuação obtida pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.

A nota de corte é uma referência que se altera ao longo do período, à medida que novos inscritos se candidatam às vagas. Diariamente o sistema calcula a nota de corte com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso. Ela representa a nota mínima que o estudante precisa ter para ser aprovado. Se um curso tem 30 vagas, por exemplo, a nota mínima será a pontuação do candidato que preencheu a 30º vaga – quem tirou menos fica de fora.

O sistema também divulga uma classificação parcial no boletim de cada candidato que indica se ele estaria aprovado ou não a partir das notas dos inscritos até aquele momento. Ela também é apenas uma referência e se altera durante todo o período de inscrição.

A partir dessa consulta das notas de corte preliminares e da classificação parcial, o candidato pode alterar sua opção se avaliar que tem pouca chance de ser aprovado. Cada estudante pode mudar sua opção quantas vezes quiser até o último dia de inscrições – 11 de janeiro.

A lista dos aprovados em primeira chamada no Sisu será divulgada na próxima segunda-feira, dia 14 de janeiro. Há ainda uma segunda chamada prevista para 18 de janeiro.

 Redação O POVO Online

com informações da EBC

About Author

Comment here