NotíciasPolítica

Pesquisa aponta Eunício Oliveira como preferido para o Governo e Tasso Jereissati para o Senado

Powered by Rock Convert

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou a “Avaliação da Atuação de Governo Estadual e Percepção da População Sobre as Eleições 2014”. Os levantamentos foram realizados pelos institutos MDA e Vox Populi. No Ceará, a pesquisa estimula aponta o senador Eunício Oliveira (PMDB) com vencedor em todos os cenários para a sucessão no Governo e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB)liderando os cenários para o Senado.

Eunício Oliveira e Tasso Jereissati lideram intenções de voto para 2014 (ARTE: Divulgação)

Eunício Oliveira e Tasso Jereissati lideram intenções de voto para 2014 (ARTE: Divulgação)

Para o Governo do Estado, quando o candidato a disputar o pleito com Eunício é o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, Eunício atinge 43% da preferência do eleitor, contra 9% do concorrente.

Já quando o cenário apresenta como candidatos Eunício e o deputado estadual, Mauro Filho, o primeiro tem 42% da preferência do eleitor contra 14% do segundo. Da mesma forma, quando são apresentados como possíveis candidatos contra Eunício o ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino e o vice-governador do Estado, Domingos Filho, Eunício mantém a liderança com mais de 40% das intenções de voto.

Também foram simulados cenários em que o líder do PMDB disputaria o pleito contra a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, os quais ele também mantém vantagem. Já na pesquisa espontânea, apenas o atual Governador do Estado, Cid Gomes, obteve 6% da preferência do eleitor, enquanto Eunício e o ex-senador e governador, Tasso Jereissatti, ficaram com 3% das indicações cada um.

Senado

A pesquisa também ouviu a preferência pelo Senado. Na ocasião, o ex-senador Tasso Jereissati vence todos os cenários em que aparece. Nos cenários que ele não aparece, vence o senador Inácio Arruda (PCdoB).

Na intenção de voto estimulada, Tasso aparece com 38% das intenções em disputa com Inácio (20%), Heitor Férrer (17%) e José Guimarães (4%). Os demais votos se dividem em Ninguém/Branco/Nulo (13%) e Não Soube/Não Respondeu (7%).

Em outro cenário onde aparece Luizianne Lins, Inácio e Heitor, Tasso também lidera com 38%.

A pesquisa foi realizada com 1.600 eleitores, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro e buscou estratificá-la por regiões. No Ceará, foram ouvidos 600 eleitores.

http://www.tribunadoceara.com.br

About Author

Comment here