CidadesEconomiaNotíciasPolítica

Pesquisa do Datafolha aponta que, para 57% dos brasileiros, desemprego vai aumentar

Powered by Rock Convert

O cenário da economia é de preocupação com o fim do auxílio emergencial e com a incerteza sobre a geração de empregos nos primeiros meses de 2021. Há, sim, motivos para inquietação: uma pesquisa do Instituto Datafolha, publicada, nesta quarta-feira, mostra que, para 57% dos brasileiros, o desemprego vai aumentar.

Os números do Datafolha mostram, ainda, que, para 20% dos entrevistados, o desemprego cairá, enquanto outros 21% acham que o quadro permanecerá na atual situação. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de dezembro. Há um ano, de acordo com o Instituto Datafolha, 42% esperavam aumento do desemprego, 30% achavam que iria diminuir e 26% não esperavam mudanças.

Os dados sobre o aumento das demissões no início de ano não representam novidade uma vez que, após o período de festas de Natal e Réveillon, marcados pelo aquecimento das vendas, o movimento cai nos meses de janeiro e fevereiro do ano subsequente e, como consequência, crescem os índices de desemprego.

O fim de 2020 e o início de 2021 tem, porém, uma situação atípica: a pandemia da Covid-19 desacelerou a economia, provocou uma onda de demissões e, após 9 meses, não houve reação para a recuperação dos índices de empregos. O ano chega ao fim com, pelo menos, 14 milhões de desempregados.

Ceara Agora

About Author

Comment here