NotíciasPolítica

Petista salienta desempenho do País

Powered by Rock Convert

O senador José Pimentel (PT) salientou, em pronunciamento ontem, o bom desempenho da economia brasileira nos governos comandados pelo seu partido. Somente durante o governo da presidente Dilma Rousseff, exemplificou, foram criados 3,88 milhões de empregos com carteira assinada.

O parlamentar afirmou que, somente em 2012, “um ano de desafios e incertezas”, foram gerados 1,3 milhão de empregos formais no Brasil, embora o ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) tenha ficado aquém do desejado. Desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinalou, foram criados mais de 18 milhões de empregos formais.

Os novos empregos, disse o parlamentar, foram fundamentais para o surgimento da nova classe média, que hoje conta com mais de 40 milhões de consumidores. Desde 2007, lembrou o senador, o governo federal incentivou a demanda reprimida desta camada da população, com medidas para facilitar a aquisição de automóveis, outros bens duráveis e a casa própria.

José Pimentel afirmou que o governo está atento para as novas demandas, principalmente a mobilidade urbana, para a qual os prefeitos empossados este ano precisam também voltar sua atenção.

Capacitação
O senador petista destacou também as iniciativas para a capacitação dos trabalhadores, como o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), sofrendo agora ajustes com a Medida Provisória 593, em tramitação no Congresso Nacional. Também destacou o Programa Brasil Maior, que visa desonerar a carga tributária paga no país e, consequentemente, a diminuição do chamado custo Brasil. A diminuição deste custo também é combatida pela MP 595, que visa agilitar o fluxo de cargas nos portos brasileiros e que deve ser votada no Senado esta semana.

Micro empresas
O senador citou o crescimento das micro e pequenas empresas, que passaram de 1,33 milhão, no final 2006, para 7,3 milhões em março deste ano. O parlamentar lembrou que mais de 60% dos trabalhadores formais trabalham nessas empresas. Destacou ainda que, em 2013, novos empregos estão sendo criados pelas indústrias de transformação, o que não ocorreu nos dois últimos anos.

Ele assinalou ainda a política de valorização do salário mínimo, cuja valor previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014 passa de R$ 719,00. Essa política foi valorizada, em aparte, pelo senador Paulo Paim (PT-RS). No mesmo pronunciamento, José Pimentel parabenizou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelos seus 40 anos, comemorados em sessão do Senado Federal na manhã desta segunda-feira, à qual o senador não pôde comparecer.

http://www.oestadoce.com.br

About Author

Comment here