Prazo para indicar os candidatos

admin
admin

A cidade de Meruoca, a 277km de Fortaleza, a partir desta semana, volta a viver, com maior intensidade, o clima de reuniões e debates políticos em função da disputa pela prefeitura. No dia 5 de maio os eleitores voltam às urnas para escolher o prefeito e o vice-prefeito em eleição suplementar. De conformidade com as normas baixadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) hoje termina o prazo para a realização de convenções para a homologação de coligações e escolha dos candidatos.
A realização de um novo pleito foi definido pela Justiça Eleitoral porque a quantidade de votos nulos (para prefeito) nas eleições de 5 de outubro de 2012 foi superior ao de votos válidos. Isso ocorreu porque o candidato João Coutinho Aguiar Neto teve o pedido de registro da sua candidatura indeferido e concorreu na condição sub judice. Somente depois das eleições o Tribunal Superior Eleitoral julgou o recurso, confirmando a decisão do TRE cearense. Como consequência todos os votos que obteve, 5.094 (58,91%), foram considerados nulos.
Nas eleições de outubro do ano passado apenas duas chapas foram registradas para disputar a Prefeitura de Meruoca, sendo uma delas encabeçada por João Coutinho Aguiar Neto pertencente aos quadros do Partido dos Trabalhadores (PT) e a outra por Herik Zdnik Rodrigues, filiada ao Partido Republicano Brasileiro (PRB).
Para as eleições do dia 5 de maio Herika Rodrigues volta a participar da disputa. O nome do candidato apoiado pelo ex-prefeito João Coutinho até ontem não havia sido definido, informou o presidente da Câmara, Daltony Marcio Aguiar Trajano, (PCdoB) que integra a coligação do PT com o PHS, PDT e PCdoB. Ele disse que ainda ontem haveriam reuniões para definir o candidato a prefeito e que a convenção estava marcada para hoje, na Câmara Municipal.
As normas do TRE para as eleições suplementares de Meruoca foram baixadas por meio das resoluções com os prazos a serem cumpridos pelos partidos políticos, coligações e candidatos. De conformidade o calendário dos procedimentos a serem adotados, as convenções para deliberação de coligações e escolha dos candidatos devem ocorrer nos dias 25 e 26 de março. Os pedidos de registro dos candidatos devem ser apresentados ao cartório da 106ª zona eleitoral até às 19 horas do dia 28 e no caso de omissão do partido ou coligação o próprio candidato pode apresentá-lo ao cartório eleitoral até o dia 29, às 19 horas. A partir da próxima sexta-feira também será permitida a propaganda mediante alto-falantes, ou amplificadores de voz.

http://diariodonordeste.globo.com

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.