GranjaNotícias

PREFEITO HÉLIO FONTENELE DEIXA PATRIMÔNIO HISTÓRICO SER DEMOLIDO

Powered by Rock Convert

TUDO TEVE INÍCIO POR VOLTA DAS 8:00 HORAS DA MANHÃ DO DIA 08 DE AGOSTO. DEZENAS DE PESSOAS, ABISMADAS, ASSISTIAM TUDO E PARECIA NÃO ACREDITAR NO QUE VIAM. A MAIORIA COM CÂMERAS FOTOGRÁFICAS E CELULARES REGISTRAVAM TUDO. ERAM GRANJENSES DE TODAS A IDADES QUE PRESENCIAVA A CENA DA DEMOLIÇÃO DO CASARÃO BICENTENÁRIO, LOCALIZADO AO LADO DA IGREJA MATRIZ, BEM PRÓXIMO DA SEDE DA PREFEITURA, QUE NA ANTIGUIDADE PERTENCEU AO LÍDER POLÍTICO GRANJENSE CEL. INÁCIO FORTUNA, CUNHADO DO SENADOR PAULA PESSOA E DE PESSOA ANTA.

ENQUANTO PRESENCIAVAM A DEMOLIÇÃO, DA BOCA DE CADA UM DOS PRESENTES OUVIA-SE PALAVRAS QUE DESMONSTRAVA SINAIS REVOLTA. PESSOAS DE TODAS AS IDADES FAZIAM SEVERAS CRÍTICAS AS ALTORIDADES LOCAIS POR NÃO TOMAR PROVIDÊNCIAS EVITANDO A DESTRUIÇÃO DE MAIS UM PRÉDIO HISTÓRICO DE GRANJA. “ISTO É UM CRIME AO NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO!” BRADAVAM OS PRESENTES EM TOM DE ÓDIO E REVOLTA.

A MAIORIA CULPAVA O PREFEITO E AFIRMAVAM QUE SE HÉLIO FONTENELE TIVESSE PREOCUPAÇÃO EM MANTER VIVA A HISTÓRIOGRAFIA GRANJENSE E TIVESSE RESPEITO PARA COM O POVO DE GRANJA, BEM QUE PODERIA EVITAR QUE CASO COMO ESTE VIESSE A ACONTECER, POIS UM CASARÃO QUE FAZ PARTE DA RICA HISTÓRIOGRAFIA GRANJENSE, QUE TEM INÍCIO DE 1776, MERECE SE PERPETUADO.

AGINDO DESSA FORMA, O PREFEITO HÉLIO FONTENELE MOSTRA SUA INCOMPETÊNCIA ADMINISTRAVA E TAMBÉM DESINTERESSE NA CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE GRANJA. NOSSA ESTAÇÃO FÉRREA E A NOSSA PONTE METÁLICA QUE SE ENCONTRA ABANDONADA E EM RUÍNAS, SÃO EXEMPLOS DO DESCASO E DA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO HÉLIO FONTENELE.

SE QUISESSE, BEM QUE HÉLIO PODERIA TER EMBARGADO A OBRA DE DEMOLIÇÃO DO ANTIGO ACASARÃO, ASSIM COMO FEZ O PREFEITO JOÃO TURÉ, QUANDO ESTEVE À FRENTE DO PODER EXECUTIVO E DETERMINOU AO ENTÃO SUBSECRETÁRIO DE OBRAS, SERVIÇOS E VIAÇÃO PÚBLICA, ARNÓBIO BELCHIOR, QUE EMBARGASSE A SUA DEMOLIÇÃO (MATÉRIA JÁ PUBLICADA NO IMPACTO GRANJA), JÁ QUE A OBRA NÃO POSSUÍA ALVARÁ QUE AUTORIZAVA O SEU INÍCIO QUE CULMINAVA COM SUA DEMOLIÇÃO.

PERGUNTAMOS? E AÍ, SERÁ QUE O PREFEITO HÉLIO FONTENELE CONCEDEU ALVARÁ ALTORIZANDO A DEMOLIÇÃO DO VELHO CASARÃO QUE PERTENCEU AO PAI DO Cel. LUIZ FELIPE? SE CONCEDEU ISSO É FOI UM ATO ABSURDO, IMORAL E DESRESPEITOSO PARA COM A GRANJA E PARA COM TODOS OS GRANJENSES. PREFEITO DE LUGAR NENHUM QUE RESPEITA SEU POVO E QUE AMA A CIDADE NÃO PERMITE QUE SEU PATRIMÔNIO HISTÓRICO SEJA DESTRUIDO.

O MAIS CURIOSO DE TUDO É QUE O IMÓVEL PERTENCE ATUALMENTE AO SECRETÁRIO (OU EX-SECRETÁRIO) MUNICIPAL DE CULTURA, DR. MELO FILHO, AMIGO E CORRELIGIONÁRIO DO PREFEITO. ENTÃO NÃO  CUSTAVA NADA AO PREFEITO ALERTAR AO MANDANTE DA DEMOLIÇÃO PARA EFETUAR AS DEVIDAS REFORMAS NO PRÉDIO SEM DEMOLIR SUA ARQUITETURA BISSECULAR, EVITANDO ASSIM A DESTRUIÇÃO DA NOSSA MEMÓRIA HISTÓRICA. E OLHA QUE NÃO FOI ESTA A PRIMEIRA VEZ QUE O DR. MELO FILHO DESTRUIU UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE GRANJA. USANDO DO SEU PODER FINANCEIRO E PRESTÍGIO POLÍTICO, DR. MELO FILHO, QUE TAMBÉM É ADVOGADO, VEM HÁ TEMPOS PROMOVENDO A DEMOLIÇÃO DE CASARÕES HISTÓRICOS EM GRANJA. O PRIMEIRO DELES FOI O CASARÃO ONDE MOROU PE. GALVÃO, UM DOS PRIMEIROS VIGÁRIOS DE GRANJA. SUA DEMOLIÇÃO DEU LUGAR AS UM SHOPPING NO CENTRO DA CIDADE, NA QUAL DR. MELO É SÓCIO-PROPRIETÁRIO, AO LADO DO EX -PREFEITO ESMERINO ARRUDA.

CAROS INTERNAUTAS. FOI ATENDENDO A DEZENAS DE PEDIDOS DOS NOSSOS LEITORES QUE PUBLICAMOS ESTA MATÉRIA. AO ACOMPANHAR O MOMENTO DA DEMOLIÇÃO DO CASARÃO, O IMPACTO GRANJA REGISTROU TUDO, CUJAS IMAGENS FOTOGRÁFICAS DIVULGAMOS AQUI (VEJA AS FOTOS E VÍDEO   VIDEO).

About Author

Comment here