Primeiros acordes

admin
admin

Festival Jazz & Blues anuncia atrações para sua edição 2013, investindo na qualidade e no ineditismo

A um mês da folia momina, o carnaval serrano com jazz e blues de Guaramiranga já começa a delinear sua edição 2013. A organização do Festival Jazz & Blues divulgou as atrações musicais deste ano, que incluem no balaio da boa música encontros de artistas, como o sanfoneiro cearense Waldonys e o pianista carioca Misael da Hora, que prestam homenagem à Luiz Gonzaga; e culturas, a exemplo do nova-iorquino Scott Feiner, que se apresenta ao pandeiro com seu trio Pandeiro Jazz.

Raul de Souza, expoente do jazz e da bossa é uma das atrações do Festival Jazz & Blues 2013

O trombonista Raul de Souza, parceiro de Sergio Mendez e reconhecido internacionalmente como um dos melhores em seu instrumento, apresenta seu novo espetáculo. Os cantores norte-americanos J.J. Jackson e Tia Carroll participam da festa, ao lado do grupo paulista Igor Prado Band. O Ari Borger Quartet comemora os 20 anos de trajetória de seu mentor com o show “Back to the Blues”. Entre as apresentações vocais, estão a baiana Rosa Passos, a maranhense radicada na França Anna Torres e o sambista cearense Marcos Lessa.

“Há faz muito tempo que o próprio público pedia a Rosa Passos. Tentávamos, mas até agora não tinha sido possível. O Marcos Lessa era um jovem menino que andava pelo festival como público, um dia pediu para cantar na Jam Session e ali conheceu Manassés, Carlinhos Patriolino,… Começou a cantar e, no ano passado, foi premiado (Prêmio de Melhor Interprete por Juri Popular do I Festival de Música da Assembleia Legislativa do Ceará)”, justifica Rachel Gadelha, uma das coordenadoras do Jazz & Blues sobre algumas das escolhas.

O músico norte-americano J. J. Jackson, a cantora Rosa Passos e o sanfoneiro Waldonys: programação de qualidade em festival que desce a serra após o carnaval

Além de Guaramiranga – onde as apresentações seguem, como nos últimos anos, no palco da Cidade Jazz & Blues, erguido no campo de futebol do município (em substituição Theatro Rachel de Queiroz) – o festival já fechou calendário para a edição em Fortaleza. Após o Carnaval, os shows descem a serra. Eles serão realizados de 14 a 16 de fevereiro. O local ainda não foi divulgado.

Preparativos

Rachel revela que alguns shows ainda estão em negociação. “Nós já temos confirmada uma programação de alto nível musical e mais nomes ainda sendo fechados”, diz a coordenadora. Este ano, algumas concessões tiveram que ser pensadas por dificuldade de captação de recursos. “Por conta da situação orçamentária, nos vimos com a obrigação de manejar melhor os recursos, de fazer escolhas. Escolhemos manter qualidade música”, reforça a coordenadora, detalhando que alguns ajustes serão feitos no que diz respeito à estrutura, mas sem grandes alterações ao que vinha sendo realizado nos anos anteriores. “A gente não quis voltar para o teatro porquê o próprio público já se acostumou com Cidade Jazz & Blues. Vamos fazer pequenas adaptações no local”, ilustra.

Programação

Todas as atrações confirmadas até agora são inéditas no Festival, a exceção de J. J. Jackson, que fez um show, em Fortaleza, numa das edições anteriores. “Ele se apresentou no Theatro José de Alencar e foi um ótimo show. Mas não subiu para Guaramiranga. Pensamos que o show poderia ser reeditado. Estamos esperando uma apresentação animada, dançante, que é uma característica também do festival”, diz a produtora.

Entre os bons representantes da música brasileira que flertam com o jazz para subir ao palco de Guaramiranga, está o duo Waldonys e Misael da Hora. Inteiramente instrumental, ao piano e sanfona, eles apresentam o espetáculo “Baião Instrumental”. Com arranjos do pianista, trazem uma releitura de clássicos como “Asa Branca”.

O jazz e a música popular brasileira estão também no show do norte-americano Scott Feiner & Pandeiro Jazz (EUA/RJ). Graduado em Jazz pela Hartt School of Music de Hartford (EUA) e morando desde 2001 no Rio de Janeiro, Feiner sobe ao palco tocando pandeiro, inserindo o instrumento no contexto da música americana, com composições suas além de clássicos como “Big Brother”, de Stevie Wonder. Com ele, se apresentam o pianista Rafael Vernet e o guitarrista Guilherme Monteiro.

Raul de Souza, apresenta o repertório de seu DVD “O Universo Musical de Raul de Souza”, lançado em agosto do ano passado. Em dezembro, ele esteve no Ceará, onde foi homenageado no Festival Choro Jazz, em Jericoacoara, e empolgou o público com seu Souzabone (trombone de estrutura modificada, criado pelo próprio Raul).

Do Ceará, Marcos Lessa presta homenagem a Wilson Simonal e os músicos do Jazzera Trio, banda formada por ex-alunos da escola de música de Guaramiranga – Wagner Ferreira (baixo), Marcelino Ferreira (guitarra) e Rafael Teixeira (bateria) – acompanham a cantora Anna Torres, que apresenta o show “Divas”, com repertória de grandes cantoras, como as brasileiras Elis Regina e Tania Maria, além de Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Sarah Vaughan e Edith Piaf.

O Jazzera Trio é um grupo de Guaramiranga que começou a tocar no festival e vão acompanhar uma brasileira com carreira já consolidada internacionalmente.

É um show simbólico, que expõe a os encontro que cultivamos no festival, a abertura de espaço para artistas iniciantes. Estamos querendo lançar um livro sobre os 13 anos do festival durante este show”, adianta Rachel Gadelha sobre o livro escrito pelo jornalista Dalwton Moura contando a história do festival.

Mais informações:

Festival Jazz & Blues 2013 – Em Guaramiranga (CE), de 9 a 12 de fevereiro, em Fortaleza e 14 a 16. Informações: (85)3262.7230. www.jazzeblues.com.br

FÁBIO MARQUES
REPÓRTER

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.