Notícias

Profetas da chuva têm previsões para inverno no município de Quixadá

Powered by Rock Convert

Neste final de semana, a cidade de Quixadá será sede do XVII Encontro dos Profetas da Chuva. De 11 a 13 de janeiro, estudiosos acadêmicos, políticos, estudantes e profetas da chuva do Sertão Central reúnem-se na Associação de Ouvinos e Caprinos do Ceará (Acocece) para conhecerem as previsões do inverno cearense de 2013.
A programação começa hoje (11) com a sexta edição do festival Encanta Quixadá. A apresentação de violeiros e trovadores vem reunindo, desde o ano de 2007, as antigas e novas gerações de cantadores da moda nordestina. No sábado (12) acontece a abertura oficial do evento, quando os 35 profetas convidados vão expor suas previsões. Durante a noite, a partir das 19h, uma novidade desta edição: o Seminário “Convivência no Semiárido: técnicas de armazenamento de água e hábitos do sertão”.

Na ocasião, vão estar presentes pesquisadores e educadores da área que vão discutir sobre as melhores condições de se manter uma vida em regiões de semiárido. O Encontro encerra no domingo (13) com um café da manhã e bate-papo com os participantes, além da apresentação do Reisado Boi Coração, da localidade de Boi D´Água (Quixadá).

Tradição
Todos os anos, os profetas observam os sinais da natureza e avaliam, através das crenças repassadas pelos seus antepassados, como será o inverno na região do Ceará. Essas previsões têm o intuito de auxiliar o sertanejo e agricultor a traçar planos e tirar o melhor proveito das chuvas ou até mesmo sobreviver ao período de seca. O encontro oficial acontece desde 1997, na cidade de Quixadá, reunindo pessoas de diversas localidades que possuem conhecimentos empíricos acerca da previsão do tempo e se baseiam pela observação e experiências com plantas, insetos ou outros animais e elementos da natureza para elaborar estimativas de como será o inverno que está por vir. Na época, o gerente regional da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Helder Cortez, observou que existia um grande número de pessoas que profetizavam as chuvas na cidade. Como gestor responsável pelo abastecimento d’água da região, era constantemente alertado pelos profetas populares quanto às chuvas e recargas dos mananciais da região a cada ano.

Debate
Com isso, ele teve a ideia de reunir todos os profetas para que, juntos, fossem feito um amplo debate sobre o assunto, com o aprofundamento e nivelamento das informações a respeito dos prognósticos dos invernos futuros. O XVII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central e uma produção da Mungango Produções. Apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal de Quixadá, Cagece e Instituto Agropolos.

FONTE: http://www.oestadoce.com.br

 

About Author

Comment here