Notícias

Sátira com prefeita na internet vira caso de polícia em Ribeirão Preto

Powered by Rock Convert

A publicação de um vídeo na internet satirizando a gestão da prefeita Dárcy Vera (PSD), em Ribeirão Preto (SP), virou objeto de investigação da Polícia Civil. O fotógrafo Fábio Benedicto, de 35 anos, foi intimado a prestar depoimento na Delegacia Seccional para um inquérito instaurado depois que a prefeita registrou boletim de ocorrência alegando ter sofrido injúria e difamação. Em nota, Dárcy informou que vai retirar a queixa porque o vídeo não está mais disponível para acesso online.   A intimação encaminhada pela Polícia Civil na última segunda-feira (15) determina que Benedicto compareça à delegacia no dia 7 de agosto. O material em questão é uma reedição do clipe da música “Meu Bem”, de Verônica Voz, que trazia imagens da prefeita e que foi para a internet em 2012, mas que já não pode mais ser acessado, diz o fotógrafo.  Benedicto afirma que a sátira – motivada pelo trecho da música que diz “eu não estou fazendo nada” – foi colocada na rede como um protesto pela morte de sua irmã de 38 anos depois de ser atendida da Unidade de Pronto Atendimento da Avenida 13 de Maio, em julho do ano passado. Segundo ele, a postagem foi uma maneira bem humorada de reclamar que a Prefeitura não fazia nada pela saúde pública. “Fiz uma montagem com uma sátira falando que a prefeita não estava fazendo nada. Foi meu jeito de expressar minha indignação sobre o fato, mas nada que a ofendesse”, disse, informando que o vídeo foi retirado após ficar por três meses no ar.

Fotógrafo é intimado por postar vídeo satirizando a prefeita Dárcy Vera (Foto: Fábio Benedicto/VC no G1)Fotógrafo é intimado por postar vídeo satirizando
Dárcy Vera (Foto: Fábio Benedicto/VC no G1)

Ofendida com a edição, a prefeita registrou um boletim de ocorrência que motivou a instauração de um inquérito por difamação e injúria e a intimação para que Benedicto se pronuncie sobre o assunto. O fotógrafo considera autoritária a postura da prefeita com relação à crítica. “Acho um absurdo, porque parece que a gente voltou à época da ditadura e que a gente não tem liberdade de expressão.”

Prefeitura
Em nota enviada por sua assessoria de imprensa, a prefeita Dárcy Vera confirmou que a queixa é referente a um vídeo postado há meses na internet e que vai retirar a denúncia contra o fotógrafo. “O vídeo não está mais no ar, portanto, não há motivo para dar continuidade à ação. Já solicitei a minha advogada, Claudia Seixas, para que retire a representação”, afirmou.

Polícia Civil
Por email, a Delegacia Seccional de Ribeirão Preto informou que o delegado responsável pelo caso está de férias. “O Delegado de Polícia Dr. Wellington Caliman, entrou em férias e retornará somente no dia 31 próximo. Outro delegado não pode comentar sobre o assunto, uma vez que a investigação é presidida por ele”, comunicou.

FONTE: http://g1.globo.com

About Author

Comment here