GranjaNotícias

Secretária de saúde Jocikle Jácome desconhece a situação da saúde de Granja

Powered by Rock Convert

A sessão da Câmara de Vereadores desta quarta feira  30 de Maio contou com a presença da Secretária da Saúde Dra. Jocikle Jácome  que prestou alguns esclarecimentos sobre a situação do sistema de saúde em Granja. Na oportunidade os vereadores Nicanor Angelim, Francisco Ézio e Pedro Bodega fizeram várias perguntas sobre a triste realidade em que vive o sistema de saúde em Granja.
Como todos sabem nosso município há anos vem se destacando como um dos piores índices em saúde do Estado do Ceará. Doenças epidemiológicas como, Dengue, Calazar, Tuberculose e outras se alastram por todo município há anos. Além  disso o município de Granja, há vários anos seguidos, possui os maiores índices em mortalidade infantil onde um dos fatores que contribui para isso é a falta de atendimento médico para com as nossas  crianças na faixa etária de 0 a 6 anos de idade. Em meio as indagações  feitas a Secretária Municipal da Saúde, os vereadores  Nicanor Angelim e Pedro Fontenele de Sousa criticaram o não funcionamento adequado de vários Postos do PSF  como é o caso do PSF das localidades de Paula Pessoa, estreito dos Martins e Dr. Privat.e que os mesmos estão abandonados  , como Ibuguassu , sambaiba, Ainda segundo o vereador Pedro Fontenele no PSF de Santa Terezinha não existe médico diariamente, como deveria ter, além de dentista para atender a população daquele lugar. Segundo Pedro Fontenele o PSF da localidade de Dr. Privat encontra-se em ruínas, abandonado, e que nestes 13 anos em que foi construído não vem prestando atendimento ao povo humilde de lá. Já o vereador Nicanor Angelim perguntou a Secretária o motivo pelo qual a direção do Hospital de Granja não é ordenadora das despesas daquela entidade, e sim o prefeito Hélio Fontenele, o que segundo o vereador isso é uma absurdo, pois se o diretor do hospital tivesse em mão os recursos financeiros ficaria mais fácil e mais eficiente a solução dos problemas urgentes que diariamente ocorrem ali, fazendo com que tudo funcionasse melhor.

O vereador Francisco Ézio alegou que antes mesmo da Secretária assumir o cargo, vem ocorrendo em Granja o mau uso do dinheiro público nessa área. Isso é visível á todos, pois se sabe o quanto o povo granjense sofre no momento que necessita de atendimento público se depara com aparelhos médicos quebrados, ambulâncias sucateadas. Recentemente um dessas ambulâncias pegou fogo em pleno estacionamento do hospital, justamente pela falta de manutenção adequada. E por falar em hospital, a revolta maior da população granjense é quando busca uma ficha ambulatorial. A maratona do povo começa cedo, enfrentando longas filas e tendo que aguardar a chegada do médico que na maioria não reside em Granja.
O certo é que o sistema de saúde em Granja é ineficiente, vergonhoso e dramático. Ou melhor. É conhecido como um dos piores em todo Estado do Ceará.
O que mais chamou atenção do grupo de vereadores que estava presente  foi o despreparo da falta de conhecimento da secretária, pois a maioria das perguntas dos parlamentares a mesma não sabia responder.
Como por exemplo, a secretária não soube responder qual índice de mortalidade infantil em Granja, por que o ministério da saúde suspendeu o repasse de recursos para Granja, por que não existe Material dentário nos consultórios.
O mais engraçado e curioso  foi a resposta da secretaria  soube a indagação dos vereadores a respeito do não cumprimento da carga horária  por diversos profissionais da saúde em Granja , tais como  o filho da vereadora Dr. Eurico Junior, e o medico  Dr. Juarez filho.
A secretaria respondeu que em alguns casos é preciso haver flexibilidade.
Quer dizer secretária que a população Granjese tem que ficar esperando a flexibilidade dos médicos e dentistas para serem atendidas?
Com a palavra o ministério  Publico de Granja.

 

 

About Author

Comments (17)

  1. Não é só o sitema de saúde em Granja que é ineficientes, são todos os setores desta administração que são ineficientes, inoperantes, comandados por uma verdadeira quadrilha que há anos se instalou na PMG.

    • Verdade companheiro, sempre ouve desonestidade nessa prefeitura, eles só´ajudam os deles ou seja o povo nunca recebe uma melhoria em nada, sempre fica m ultimo caso, esse descaso já vem de muitos anos. uma vergonha para povo de Granja-Ce.

  2. Esta que se diz “SECRETÁRIA” sabe de tudo e até mais do foi exposto, ela se faz de desentendida pra melhor passar, e povo é que se LASCA.
    Que secretária é esta que não conhece a realidade do órgão que ela é chefe. Isto parece maracutaia. Fica a palavra com o Ministério Público….

  3. Não é só a saúde que esta precisando de ajuda. Mas a granja também esta!

  4. Marrie Albuquerque

    Esse Ministério Público acho q é surdo e mudo ;tanta denúncias de descaso com a população e nada acontece ;;; quanto ao fato da saúde pública ela deve desconhecer mesmo ;afinal ela não deve usá-la ;;mas a população que sofre por ser dependente dessa “Droga” que é a saúde Pública não tem dúvida quanto a precariedade que existe ;só quem sente na pele pra saber do que realmente estamos falando…

  5. Eita secretária da boa. será que ela está que nem o ex-presidente lula. o mensalão originou-se dentro
    da cúpula dele e dizia que não sabia de nada. tá acontecendo a mesma coisa na PMG. que COISA!!!!

  6. É função do PODER LEGISLATIVO legislar e fiscalizar o PODER EXECUTIVO. No entanto, deve atuar de forma propusitiva e não de maneira raivosa, com o intuito de confundir a opinião pública, trazendo graves prejuízos à população. Espero da Câmara Municipal de Granja mais maturidade para que a população possa confiar nos seus vereadores.

  7. Alexandre Rangel

    Ei, por que somente agora, esses nossos vereadores todos com mais de dez anos de parlamento, somente agora enxergam erros na estrutura politica que os pariu em Granja?
    Vamos respeitar as pessoas e suas honras. A Srta. Jo merece respeito, falar mal das pessoas sem conhecer a sua historia de vida e sua luta, nao passa de um ato covarde.

    • Deixa de ser “BURRO” Alexandre, não se discute a vida pesssoal da secretária, e sim sua capacidade de ocupar um cargo tão importante. Está provado que a mesma não tem tanta competencia para assumir o mesmo, e isto só prejudica uma população que já é tão sofrida. Acredito que tu também não conhece a realidade de Granja. Te atualiza, esta realidade está estampada em todos os portais de notícias…

      • Alexandre Rangel

        Burrice é querer trocar 6 por meia dúzia, seu granjense covarde. Eu também conheço a realidade da saúde do resto desse imenso País, me mostra onde é que a saúde vai bem!
        Isso que vocês fazem com a internet e um abuso, esses teus blogs mercenários pagos pelo Romeu Arruda só servem para denegrir ainda mais a imagem da nossa terra e da nossa gente.
        Parem com essa idiotice de pôr irmãos contra irmãos em Granja. Enquanto vocês fazem isso, tem muita gente comemorando e rindo da tua burrice em jantares e almoços familiares.
        Você quer renovar o “imperador”, vai em frente. Esse aí é zero bala e vai enterrar nós todos nos próximos 30 anos. Vai em frente, depois não diz que não foi alertado seu “burro”.

        • kkkkkk…mas adora fazer seus comentarios nesses blogs,não é alexandre,vc também faz parte de denegrir a nossa terra,justificando a miseria em que vivemos.coisa feia

  8. Anderson Aragão

    Finalmente lembraram do “estreito dos Martins”! Esse pequeno distrito existe minha gente! E muita gente por lá sofre por falta de saúde, quando alguém daquela região e proximidades fica doente eles recorrem a cidade de Parnaíba, isso é triste e é uma vergonha para Granja. Isso sempre aconteceu, sempre, sempre, desde que me entendo por gente! Vergonha!

    • Alexandre Rangel

      Caro Anderson, eu pessoalmente conversei com o prefeito de Granja Hélio Fontenele essa semana sobre essa problemática da ordenação jurídica do espaço territorial de nosso município. Temos problemas fronteiriços com a Viçosa, Tianguá, Chaval, Barroquinha e com o vizinho estado do Piauí e, em Tianguá a prefeitura já está em processo de licitação para contratar uma empresa privada para tratar do tema. O que deixou Hélio bastante indignado é porque Tiaguá quer tomas três localidades pertencentes a Granja.
      Com o propósito de discutir esse problema, a administração municipal deve promover uma audiência pública ainda neste mês de junho para tratar dessa problemática vivida por vocês, aí no pacato e desenvolvido Estreito dos Martins.
      Serão convidados para o evento: Nativos dessas localidades e distritos, IBGE, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, MST e Confederação Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB.
      Algumas intervenções do poder público municipal já vem ocorrendo junto às localidades às margens das serras, o “Território da Cidadania”, quando algumas secretarias como a Saúde levam um dia de serviços para aquelas populações. Incentivem o novo prefeito a levar esse ACISO também para o Estreito dos Martins, vale a pena.

      • Anderson Aragão

        Caro Alexandre, obrigado pelos esclarecimentos, mais sinceramente o pequeno distrito Estreito dos Martins receber a visita de um enfermeiro por semana é muito pouco haja vista a grande quantidade de pessoas que vivem por lá e nas localidades, digo ainda um enfermeiro como voce sabe não pode preescrever medicamentos, nem mesmo atender como um médico! A população precisa de saúde, de médicos, porque o posto de saúde está lá abandonado a anos e o prefeito toda semana passa por lá, porém nada é feito. Obrigado pelos esclarecimentos!

  9. O fato do vereador de Granja, Nicanor, ter tecido comentários
    por ocasião da sessão da Camara, sobre a salário pago ao
    Dr.Juarez Filho é uma tristeza. O vereador em tela não avalia a
    importancia do trabalho do Dr.JUAREZ. Êste abnegado médico
    atende em média 80 pacientes por semana,totalizando 320
    pacientes por mes. O trabalho do Dr.JUAREZ é de imensurável valia. Vários diagnósticos de Câncer foram dados,muitas
    pessoas em Granja foram salvas devido ele ter previsto infartos
    do miocárdio iminente e encaminhado para o trataamento
    adequado. Talvez o Danilo não tivesse falecido se o Dr.Juarez o
    tivesse consultado. Conhecemos várias pessoas em Granja que
    devem as suas vidas a este grande médico. Já o nobre vereador o que tem feito por Granja além das rodadas de baralho? É bom
    que se faça uma análise profunda sobre os verdadeiros valores.
    A verborreia nada constroi, só serve para expor as pessoas
    ridículas

    • Anderson Aragão

      O trabalho dele José realmente é inquestionável, ele fez e faz muito pelo município, porém como voce sabe, ele está sobrecarrecado e porque o prefeito não faz concurso para a contratação de novos médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem? Dinheiro para isso a prefeitura tem!

  10. Maria Guilherme Correia

    Queridos conterrâneos,

    O que minha querida Granja precisa é de união política. Essa briga por a “gamela de melado” já caducou.

Comment here