CidadesEducaçãoPolíticaSaúde

Secretária-executiva de Educação do Ceará morre após sofrer infarto

Powered by Rock Convert

A secretária-executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Rita de Cássia Tavares Colares, morreu nesta quarta-feira (9), em Fortaleza. Segundo uma familiar, Rita faleceu por infarto repentino, à 1h da manhã, aos 51 anos. O velório iniciou às 9h desta manhã, enquanto a missa ocorrerá às 15h. O enterro será realizado no Parque da Paz, às 16h30. 

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuava também na gestão interna da secretaria da educação básica do Ceará. Através de manifestações nas redes sociais, conhecidos e amigos lamentam sua morte. Em posicionamento no Instagram, o governador Camilo Santana destacou o trabalho de Rita Colares. “Recebi com muita tristeza a notícia. Rita era uma entusiasta e grande lutadora pela educação do nosso Ceará. Uma enorme perda. Minha solidariedade aos familiares e amigos”, diz Camilo. 

A vice-governadora do Estado, Izolda Cela, também se posicionou com a notícia inesperada de Rita, agradecendo por seu trabalho e desejando paz para ela e à família. “Nosso time sofre uma perda irreparável! Querida Rita Colares partiu sem aviso prévio. Anos de competente trabalho, dedicação à causa, lealdade às pessoas, seriedade no trato da administração pública, amizade”. 

secretária de educação, Eliana Estrela, declara seu pesar pela morte da amiga. “Sou grata a Deus por ter conhecido e convivido com Rita Colares. Uma grande amiga, exemplo de mulher, mãe, profissional. Admirável por tantas qualidades, especialmente, a lealdade, ética e confiança”, pontua.

Conselho Estadual de Educação (CEE) também ressaltou o trabalho prestado pela profissional à educação cearense e solidarizou com a família e amigos da secretária-executiva. 

Na semana passada, Rita se reuniu a direção do Sindicato Apeoc, representante da categoria dos professores, buscando dar continuidade ao diálogo acerca da política remuneratória dos profissionais.

Posicionamento oficial

Em nota, a Seduc lamentou a perda de Rita Colares, reconhecida pelo profissionalismo, responsabilidade e competência. Na secretaria-executiva, ela atuou na captação de recursos para a realização de projetos e programas na área educacional, sendo responsável pelo orçamento e setor financeiro do órgão.“Era uma mulher forte, dedicada à família e serena no seu dia a dia. Com olhar sensível, sempre esteve focada na concretização de políticas públicas para garantir um presente mais digno e um futuro próspero a todos os cidadãos”, afirma. 

secretária-executiva iniciou o trabalho no setor público em 2001 e, na Secretaria da Educação, em 2007, junto à Assessoria Executiva da Pasta. Rita participou da implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional e de projetos como “Luz no Campo”.

About Author

Comment here