NotíciasPolítica

Seminário PT 10 anos de Governo: “Brasil hoje é exemplo para o mundo”

Powered by Rock Convert

securedownloadA nova geopolítica internacional foi o tema do seminário que marcou o aniversário de 10 anos do PT no Governo Federal, evento que aconteceu na noite de terça-feira , em Porto Alegre. O assunto foi apresentado por Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, que trouxe uma análise positiva do posicionamento do Brasil no cenário internacional. O evento contou com a participação do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff.

Garcia abriu o encontro mostrando que hoje o mundo olha para o exemplo brasileiro em busca de soluções para os problemas econômicos, mas principalmente sociais. “É para o Brasil que olham em busca do caminho para vencer as tendências conservadoras e sacudir os partidos de esquerda dos países desenvolvidos. Temos a missão, de juntos, construir novos paradigmas”, frisou.

A fala do ex-presidente Lula incendiou o público. Entre brincadeiras e dados sérios: “O Brasil virou um país importante na geopolítica internacional. Tínhamos sido a 8ª economia do mundo, caímos pra 13º e hoje somos a 6ª. Não tínhamos representação internacional, hoje temos FAO, a OMC e, se der certo, os Direitos Humanos da OEA, que comprovam o sucesso da década petista no governo federal”.

A presidenta Dilma abordou em sua fala a questão internacional e disse que esse é um dos setores em que fica mais evidente o quanto o país avançou. “Os ganhos que tivemos com nosso reposicionamento internacional são muitos e importantes. A escolha do diplomata brasileiro Roberto Azevedo para a direção geral da OMC e a eleição do ex-ministro da Segurança Alimentar e Combate à Fome José Graziano da Silva para comandar a FAO são exemplos claros do nosso protagonismo no cenário internacional”, disse.

http://www.joseairton.org.br

About Author

Comment here