NotíciasPoliciaPolítica

“Talvez o maior constrangimento da Assembleia Legislativa nos últimos 30 anos”, afirma Luzenor de Oliveira

Powered by Rock Convert

André Fernandes e suas denúncias afetaram o clima entre os parlamentares e colocaram em cheque a reputação dos 45 políticos

 

 

Ecoou! As declarações de André Fernandes (PSL), afirmando no plenário da Assembleia que recebera constantes denúncias do envolvimento de parlamentares com o crime organizado, tomaram por completo os corredores da casa legislativa. 

 

O documento contendo as denúncias contra os deputados, possivelmente envolvidos com facções, foi entregue por André ao Ministério Público de maneira sigilosa, no entanto, houve vazamento e descobriu-se que o nome do deputado Nezinho Farias (PDT) é um dos acusados pelo parlamentar do PSL.

 

Nessa terça-feira (19), na Assembleia Legislativa, diversos parlamentares se pronunciaram repudiando as acusações de Fernandes que colocam em cheque a reputação dos 45 políticos e também se solidarizaram com a pessoa do deputado Nezinho Farias, destacando sua trajetória parlamentar e reputação. 

 

Dentre os deputados presentes, se manifestaram nomes como Elmano de Freitas (PT), Heitor Ferrer (SD), João Jaime (DEM), Salmito Filho (PDT), Evandro Leitão (PDT), entre outros. Por sua vez, o parlamentar Nezinho Farias se manifestou perante as acusações:

 

Jamais eu traria pra essa casa qualquer coisa que desabonasse essa casa. Eu não troco a minha honra, com todo respeito ao mandato de todos os vocês. Hoje estou aqui indignado.

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sarto Nogueira (PDT) se manifestou sobre o assunto afirmando que os partidos que se sentem lesados, devem encaminhar suas representações ao Conselho de Ética Parlamentar: 

 

“Estamos tratando aqui de algo sério, que deve obedecer a todo um processo jurídico”, salientou. Como presidente, digo aqui que os fatos falam por si sós e precisam ser analisados de maneira célere. O mandato de deputado nos investe inviolabilidade, o que é bem diferente de irresponsabilidade”

 

Os desdobramentos desse assunto tiveram amplo destaque no Bate-Papo político desta quarta-feira (19) do Jornal Alerta Geral (Expresso FM 104.3 + 26 emissoras no interior + Redes Sociais). O jornalista Beto Almeida comentou a repercussão negativa disso no dia a dia da Assembleia:

 

Foi a primeira vez que a Assembleia se viu envolvida em polêmica, não é uma coisa boa para o parlamento. Tira o foco do essencial, de discussões importantes para o povo cearense. É o que eu chamo de fogueira, uma cortina de fumaça que tira de foco o que é importante para o parlamento.

 

Sobre a resposta de André Fernandes, que gravou vídeo em Brasília onde rebateu as cobranças dos deputados quanto à origem das denúncias, afirmando que “não deve satisfação a ninguém”. Para o jornalista Luzenor de Oliveira, as explicações devem ocorrer “em respeito aos eleitores dos 45 deputados estaduais”:  

 

Ele está pouco preocupado sobre o que o que os colegas pensam e apontam sobre as denúncias. Esse é talvez o maior constrangimento da Assembleia Legislativa nos últimos 30 anos, é uma acusação que acaba jogando lama sobre a Assembleia

 

Complementando, Beto Almeida reitera que o deputado André Fernandes não adquiriu ainda a postura necessária e correta para um parlamentar da Assembleia Legislativa e pontua que, caso não seja punida, a atitude dele pode resultar em consequências negativas:

 

Ele tá falando para o eleitor dele, como eu disse ele não fez a transição do youtube para o parlamento. Continua como garoto que fazia vídeos engraçados na internet. Ele tem que ter ética, pra além da ética tem que ter verdade e tem que ter justiça. Tem que ser adotado alguma medida. Pode surgir daí a cassação, pode surgir a advertência por escrito ou a suspensão do mandato.

 

O deputado André Fernandes (PSL) atualmente encontra-se em Brasília e não informou quando deve retornar para o estado, mas entende-se que os demais parlamentares aguardam a declaração formal de Fernandes no plenário da Assembleia Legislativa sobre o assunto

 

O povo

About Author

Comment here