Tiago Abravanel, do ‘BBB22’, não sabe o que é Fies; entenda como funciona o programa do governo que oferece crédito estudantil

Impacto
Impacto

Durante uma conversa com Jessi, o brother pediu que a professora explicasse o que é o financiamento estudantil. Inscrições para o programa de crédito em universidades privadas começam em março.

Na manhã deste domingo (6), Tiago Abravanel pediu que Jessilane, sua colega de confinamento no “Big Brother Brasil 22“, explicasse o que é Fies. “O que é o financiamento estudantil? Já ouvi falar, mas conta o que é”. Jessi, que é formada em Biologia, recorreu à modalidade para ter acesso ao ensino superior.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), como o nome sugere, é um programa do governo federal que oferece crédito para estudantes pagarem as mensalidades em instituições privadas de ensino superior.

O crédito pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade do curso, podendo ser a juros zero ou variados, conforme a renda do candidato. Na prática, o governo cobre uma parte ou toda a mensalidade durante a duração do curso, e o aluno passa a devolver o valor quando se forma.

O financiamento é uma opção para quem não obteve vaga em universidade pública através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou outro vestibular da instituição, e não se qualifica ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas em universidades privadas.

No primeiro semestre de 2022, o Fies disponibilizará 111 mil vagas e período de inscrição será de 8 a 11 de março.

Podem se inscrever no processo seletivo quem participou de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, que tenha obtido média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação. O candidato deve possuir renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos (R$ 3.363).

Por g1 — São Paulo

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.