CamocimGranjaNotíciasPolíticaSaúde

UPA de Granja atende paciente em estado gravíssimo vindo do Hospital Deputado Murilo Aguiar de Camocim

Powered by Rock Convert

Paciente envenenado, mal atendido no Hospital Dep. Murilo Aguiar, em transferência para Sobral, por pouco não morreu entre Camocim e Granja.

 

A Unidade de Pronto Atendimento de Granja – UPA recebeu na madruga de sábado (28) pra domingo (29) um paciente de Camocim em estado gravíssimo de envenenamento com chumbinho (veneno para ratos). De acordo com a informação de profissionais da UPA, o paciente havia sido atendido primeiramente no Hospital Deputado Murilo Aguiar e teria sido encaminhado em uma ambulância para a cidade de Sobral, sendo que durante o translado, entre  Camocim e Granja,  o quadro de instabilidade do paciente evoluiu, sendo necessário estabilizá-lo com urgência, sob o risco do mesmo vir a falecer durante o percurso.

 

O paciente, ao ser transferido do hospital de Camocim, conforme análise profissional, por se tratar de um caso muito grave, deveria ter sido acompanhado por, no mínimo, um profissional médico e um profissional da enfermagem (enfermeiro/a), e não como ocorrera; apenas com duas técnicas de enfermagem e o motorista da ambulância. Além disso, o oxigênio ofertado ao paciente, pelo hospital de Camocim, foi o mais simples possível; um cateter nasal, quando o mesmo deveria ter sido entubado,  dentre outros procedimentos correspondente ao protocolo de atendimento em casos de envenenamento.

 

O suporte necessário não foi dado e poderia ter custado a vida do paciente, que deu entrada com sua pressão arterial elevadíssima, respirando mal, depois de ter sofrido  três paradas respiratórias entre  Camocim e Granja, totalmente desacompanhado de médico, de enfermeiros e sem nenhuma tipo de medicação.

 

Na UPA de Granja os profissionais estabilizaram o quadro, entubaram o paciente e solicitaram do hospital de Camocim um médico para acompanhar o paciente até Sobral. Porém, o hospital informou ser impossível o deslocamento do médico, devido ao fato de haver apenas um no plantão.

 

Vale lembrar que o Hospital Deputado Murilo Aguiar é polo. Sua emergência deveria funcionar com, no minimo, um clinico, um genecologista, um pediatra, um anestesista e um cirurgião.

 

A UPA de Granja

 

A Upa de Granja é  padrão e uma das mais bem equipadas do Ceará, que mantém todo suporte necessário para atender os pacientes de todas as classificações de riscos.

 

 

Carlos Jardel

About Author

Comment here