CidadesNotíciasPolíticaSaúde

Urina Preta: Ceará está entre os quatro estados com mais suspeitas e casos da doença; Ministério da Saúde tem monitorado situação

Powered by Rock Convert

O Ceará é um dos estados que tem registrado crescimento em casos da Doença de Haff, popularmente chamada de “Urina Preta”, ocasionada pelo consumo de peixes. Amazonas, Bahia, Ceará e Pará são os estados que mais registram casos da doença e estão sob monitoramento do Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, 61 infectados com a doença foram registrados no Amazonas – estado que detém o maior número de casos – e aguarda a confirmação de outros 22 “compatíveis com a doença em outras seis unidades federadas”.

A Secretaria de Saúde do Ceará, (Sesa), informou, através de nota, que “as amostras dos peixes contaminados foram enviadas para a pesquisa de toxina, e aguarda confirmação laboratorial”. Ainda segundo a pasta estadual, em 2021, até 21 de agosto, foram notificados nove casos suspeitos no Ceará.. Desses, quatro em homens e cinco mulheres, a idade média foi 51 anos.

Os sintomas vão desde a sensação de fraqueza, dor de cabeça e muscular, até a mudança na cor da urina.

Especialistas explicam que a Doença de Haff é causada por uma toxina presente em alguns pescados e, uma das possibilidades, é de que, após se alimentar de uma alga tóxica, o peixe se infecte e passe a transmitir a doença.

Ceara Agora

About Author

Comment here