Açude ultrapassa a capacidade e causa risco de alagamento em Granja, no Ceará

Chuva Cidades Granja

Defesa Civil monitora o nível do reservatório, que já ultrapassou em 2,5 metros o aporte total.

Depois de registrar a maior chuva no Ceará em 2020, com 180 mm, o município de Granja vive agora a preocupação com o transbordamento de açudes da região. No distrito de Pessoa Anta, a barragem Lima Brandão já está 2,5 metros acima do nível. Segundo a Defesa Civil da cidade, se o nível chegar a 3,5 metros acima, o risco é de alagar as áreas de casas da região.

“A situação é de alerta e já tem uma equipe da Defesa Civil visitando os moradores das áreas ribeirinhas, orientando para saírem das casas. Estamos monitorando, mas no momento ainda não tem ninguém desalojado”, conta o coordenador do órgão no município, Francisco Aquino.

Outro açude que está prestes a transbordar é o Gangorra, que já chega a 99,1% da capacidade. A expectativa é que o nível ultrapasse já nesta sexta-feira (6).

Até o fim do mês de fevereiro, o Ceará já tinha alcançado o maior número de açudes sangrando dos últimos nove anos.

Carnaval cancelado

Em razão das possíveis consequências da ultrapassagem dos aportes dos açudes, a Prefeitura de Granja cancelou as festas de carnaval na cidade e decidiu reservar o dinheiro para ações de assistência social.

O valor de R$ 1,2 milhão que seria destinado à realização do evento, segundo a Prefeitura, passará para ações de infraestrutura e de suporte a possíveis famílias desabrigadas. No ano passado, o carnaval de Granja também foi cancelado por conta da quadra chuvosa.

Histórico

Em abril de 2019, o rio Coreaú, que corta a cidade de Granja, chegou a atingir 3,60 metros acima do normal, o que provocou o vazamento de água para ruas do município. Moradores das proximidades da barragem precisaram recolher móveis e abandonar as próprias casas. Pelo menos 50 famílias ficaram desalojadas.

G1 Ce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *