Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram Vimeo
    Impacto Granja
    Subscribe Login
    • Notícias
    • Política
    • Policia
    • Saúde
    • Cidades
    • Granja
    • Camocim
    • Economia
    • Educação
    • Esporte
    Impacto Granja
    Home»Cidades»Granja»Como denunciar eletronicamente um cibercrime
    Granja

    Como denunciar eletronicamente um cibercrime

    adminBy admin25 de abril de 2013Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Já é possível denunciar crimes eletrônicos ao Ministério Público Federal (MPF) através da internet. No site da instituição está disponibilizada uma ferramenta, a Digi Denúncia, que recentemente foi reformulada para também atender a esta finalidade.  Para denunciar um crime cibernético, o cidadão deve acessar o link www.prsp.mpf.gov.br/noticias-prsp/aplicativos/digi-denuncia, preencher o formulário online e decidir se deseja manter o anonimato ou não (veja o passo a passo nesta página).  A denúncia será analisada pelo MPF, que identificará se há ocorrência de possíveis crimes que atingem o bem estar social, como a exploração sexual de crianças e adolescentes ou crimes de ódio, como o racismo.  Apesar desta ferramenta específica para crimes praticados na internet só estar disponível nos sites do MPF do estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, é possível registrar uma ocorrência a partir de qualquer lugar do Brasil.  Após a denúncia, o MPF envia o processo via email para a Procuradoria Geral do Estado de onde se originou a ocorrência. A partir daí, passa a ser acompanhada pelo procurador mais próximo da região.

    O POVO apurou que a padronização da ferramenta Digi Denúncia em todos os estados brasileiros está em fase de análise pelo Ministério Público Federal, mas ainda não tem previsão para ser implementada. De acordo com o procurador da República no Ceará, Francisco Machado, depois da denúncia ser efetuada, a investigação do caso segue os moldes tradicionais, e pode levar algum tempo até o seu desfecho.  Machado sugere que, além de fazer uso do Digi Denúncia, os internautas utilizem também o site da MPF-CE, onde é também possível fazer denúncias, assim como acompanhar online o processo.  “A exceção é para os casos que tramitam sob sigilo de Justiça”, esclarece o procurador. No site da instituição no Ceará o nome da ferramenta é Denúncia Online.

     Dieckmann

    No início deste mês, a legislação de combate aos crimes cibernéticos no Brasil ganhou reforço com a entrada em vigor da lei, 12.737/2012, conhecida como Lei Carolina Dieckmann, feita para proteger usuários de crimes cometidos no ambiente virtual. Para Gisele Arantes, advogada especialista em Direito Digital, iniciativas como esta lei e a ferramenta disponibilizada pelo MPF são excelentes, pois trazem resultados efetivos no combate ao cibercrime.  “O Digi Denúncia é um excelente canal”, frisa Gisele. “Ele consegue facilitar o acesso a quem precisa denunciar estes crimes”.  Mas a advogada lembra também que muitas pessoas são vítimas de crimes virtuais devido ao próprio descuido. Ao se expor, sem nenhum cuidado, “as próprias vítimas acabam provocando isso” ressalta Gisele.  Ela orienta que a internet deve ser usada com bom senso, e reforça que mundo virtual não deve ser um local para exposição da intimidades. “Não coloque dados pessoais como número de telefone e documentos nas redes sociais ou sites desconhecidos. E se for fazer compras pela internet, verifique se a empresa realmente existe”, reforça.

    http://www.opovo.com.br/

    Post Views: 127
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleComissão no Senado vota nesta quarta-feira proposta de reforma do ICMS
    Next Article PEC da Câmara submete decisões do STF ao parlamento
    admin

    Related Posts

    A partir desta semana, segurados receberão ligação do INSSS para antecipar perícia médica; Medida vale para quem está na fila há mais de 45 dias

    24 de setembro de 2023

    Suspeito de matar a filha e mais uma criança a marteladas é preso

    23 de setembro de 2023

    Após descumprir medida cautelar, réu do 8 de janeiro volta a ser preso

    23 de setembro de 2023

    Defesa de Wellington Macedo aceita fazer delação com CPMI do 8 de janeiro

    22 de setembro de 2023

    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossos Visitantes
    110122
    Usuários hoje : 196
    Usuários ontem : 244
    Este mês : 10694
    Este ano : 110122
    Total de usuários : 110122
    Visualizações hoje : 1050
    Total de visualizações : 651870
    Quem esta online : 1
    Powered By XT Visitor Counter
    Posts recentes
    • A partir desta semana, segurados receberão ligação do INSSS para antecipar perícia médica; Medida vale para quem está na fila há mais de 45 dias
    • Suspeito de matar a filha e mais uma criança a marteladas é preso
    • Após descumprir medida cautelar, réu do 8 de janeiro volta a ser preso
    • POLÍCIA MILITAR APREENDE VEÍCULO QUE PODE ESTÁ LIGADO AO HOMICÍDIO QUE VITIMOU “CHIQUINHO”
    • CAMOCIM-CE: CONDUTOR DA PICAPE SAVERO É ENCONTRADO MORTO NA ZONA RURAL

    A partir desta semana, segurados receberão ligação do INSSS para antecipar perícia médica; Medida vale para quem está na fila há mais de 45 dias

    24 de setembro de 2023

    Suspeito de matar a filha e mais uma criança a marteladas é preso

    23 de setembro de 2023

    Após descumprir medida cautelar, réu do 8 de janeiro volta a ser preso

    23 de setembro de 2023

    POLÍCIA MILITAR APREENDE VEÍCULO QUE PODE ESTÁ LIGADO AO HOMICÍDIO QUE VITIMOU “CHIQUINHO”

    23 de setembro de 2023
    Tags
    Creolina (1) Câmara (1) Granja (1)
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2023 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login below or Register Now.

    Lost password?

    Register Now!

    Already registered? Login.

    A password will be e-mailed to you.