CRIME CONTRA O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE GRANJA

admin
admin

RECENTEMENTE, EM REPORTAGEM EXCLUSIVA, A TV VERDES MARES DENUNCIOU O ABANDONO E A DESTRUIÇÃO DO  PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE GRANJA E CRITICOU AS AUTORIDADES LOCAIS PELA FALTA DE ATITUDE NO QUE DIZ RESPEITO A PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NOSSOS PRÉDIOS E CASARÕES ANTIGOS.

MESMO ASSIM MAIS UM CASARÃO HISTÓRICO DE GRANJA TEVE SUAS OBRAS DE DEMOLIÇÃO INICIADA HÁ POUCOS DIAS. TRATA-SE DA BICENTENÁRIA CASA EDIFICADA NO ESTILO ARQUITETÔNICO COLÔNIAL, LOCALIZADA AO LADO DA IGREJA MATRIZ,  QUE PERTENCEU AO CORONEL INÁCIO FORTUNA, UM DOS MAIS IMPORTANTES LÍDERES POLÍTICO DE GRANJA, CUNHADO DO SENADOR PAULA PESSOA E PAI ADOTIVO DO TAMBÉM LÍDER POLÍTICO CORONEL LUIZ FELIPE.

SEGUNDO SE COMENTA, O IMÓVEL QUE PERTENCIA A HERDEIROS DA FAMÍLIA, FOI ADQUIRIDO PELO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA, ADVOGADO DR. MELHO FILHO, MAS ENCONTRA-SE REGISTRADO EM NOME DE UM PSEUDO DONO, NO CASO UM DOS SEUS IRMÃOS.

RECENTEMENTE, AO PRESENCIAR O INÍCIO DA DEMOLIÇÃO DO IMÓVEL, CONFORME O IMPACTO GRANJA DOCUMENTOU ATRAVÉS DE FOTOS, O ENTÃO PREFEITO JOÃO TURÉ, PREOCUPADO EM PRESERVAR O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE GRANJA, DETERMINOU A SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, VIAÇÃO E SERVIÇOS URBANOS QUE EFETUASSE O EMBARGO DOS SERVIÇOS DE DEMOLIÇÃO DO ANTIGO CASARÃO. ACONTECE QUE, COMO SE PODE CONSTATAR, COM O RETORNO DO SR. HÉLIO FONTENELE AO CARGO DE PREFEITO MUNICIPAL, OS SERVIÇOS DE DEMOLIÇÃO FORAM REINICIADOS, TENDO INCLUSIVE INFORMAÇÃO QUE O PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL ESTÁ TRATANDO DE ALUGAR MÁQUINAS E TRATORES PARA USO NA DESEJADA DEMOLIÇÃO.

TAL REALIDADE VEM DEIXANDO A POPULAÇÃO GRANJENSE REVOLTADA, POIS O POVO NÃO ADMITE QUE A RICA ARQUITETURA DO PERIODO COLONIAL, AINDA PRESENTE EM GRANJA, ESTEJA SENDO DETRUÍDA SEM QUE NENHUMA ALTORIDADE TOME PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE EVITAR A DEMOLIÇÃO DOS ANTIGOS CASARÕES. É HORA DE ALGUÉM AGIR E EVITAR QUE FATO COMO ESTE ACONTEÇA, COMO JÁ ACONTECEU COM OUTRO CASARÃO BICENTENÁRIO ONDE MOROU O VIGÁRIO PADRE ANTONIO TOMÁZ TEIXEIRA GALVÃO. O IMÓVEL, TAMBÉM UM DOS MAIS ANTIGOS DE GRANJA, CONSTRUÍDO NO SÉCULO XIX, FOI DESTRUIDO  E HOJE DÁ LUGAR A UM SHOPPING NO CENTRO DA CIDADE.

SE ENTÃO O PODER EXECUTIVO DE GRANJA NÃO ESTÁ NEM AÍ COM A PRESERVAÇÃO DOS NOSSOS PRÉDIOS E CASARÕES HISTÓRICOS, CLAMAMOS PARA A AÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO ATRAVÉS DO MINISTÉRIO PÚBLICO, NA PESSOA DO COMPETENTE DR. BRENO RANGEL NUNES DA COSTA PARA QUE O MESMO COMPARTILHE COM O DESEJO DO POVO E TOME AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL, PARA O BEM DE GRANJA E PARA A ALEGRIA DOS GRANJENSES.COM A PALAVRA O MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL .

 

 

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.