Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram Vimeo
    Impacto Granja
    Subscribe Login
    • Notícias
    • Política
    • Policia
    • Saúde
    • Cidades
    • Granja
    • Camocim
    • Economia
    • Educação
    • Esporte
    Impacto Granja
    Home»Cidades»Dinheiro da educação para previdência e assistência social: proposta do Governo esvazia e golpeia o Fundeb
    Cidades

    Dinheiro da educação para previdência e assistência social: proposta do Governo esvazia e golpeia o Fundeb

    ImpactoBy Impacto19 de julho de 2020Updated:19 de julho de 2020Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Ausente do debate sobre as mudanças que a  Câmara dos Deputados fará, a partir dessa terça-feira, na definição dos novos rumos dos recursos transferidos pela União aos Estados e Municípios para o ensino fundamental, o Governo Federal tenta nocautear e esvaziar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

    O Ministério da Economia enviou, nesse sábado, aos líderes de bancadas na Câmara dos Deputados, uma proposta alternativa à PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que entra em pauta de votação nessa terça-feira, e torna o Fundeb permanente.

    A PEC precisa ser aprovada neste segundo semestre porque a lei que criou o Fundeb se expira no dia 31 de dezembro. Se a PEC não for aprovada, o Fundo deixa de existir e a rede pública de ensino básico e fundamental fica sem a sua principal fonte de financiamento.

    A proposta do Ministério da Economia, em sintonia com o Ministério da Educação, adia a entrada em vigência do novo Fundeb para 2022 – ou seja, o fundo não existiria em 2021, transfere recursos da área do ensino básico para cobrir despesas com o programa de distribuição de renda que está sendo desenhado pela equipe do ministro Paulo Guedes e, também, para o pagamento de inativos da Previdência Socia.

    A ideia dos Ministérios da Educação e da Economia é que os Estados e os Municípios gastem, como limite, até 70% dos recursos do Fundo com a valorização dos profissionais do ensino. Essa proposta contraria o conteúdo da PEC  que institui um percentual mínimo de 70% das verbas do Fundeb para o pagamento de salários aos professores e servidores da educação.

    O documento enviado do  Ministério da Economia abre uma nova semana de crise entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional que, ao longo de meses, debateu as alterações nas regras do novo Fundeb. A reação à proposta dos Ministérios da Economia e da Educação, entre deputados federais e senadores, foi imediata e a maioria dos parlamentares torce o nariz para qualquer iniciativa que signifique o esvaziamento do Fundo. Houve, também, dura reação do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (CONSED).

    Conselho dos Secretários de Educação enxerga nocaute no Fundeb

    O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) interpretou como verdadeiro nocaute no Fundeb a proposta dos Ministérios da Economia e da Educação de suprimir recursos do ensino básico e fundamental e destiná-lo a um programa de distribuição de renda e ao pagamento de benefícios previdenciários. O CONSED alerta que a proposta do Governo Federal provoca um apagão no ensino básico e fundamental se o Fundeb deixar de existir em 2021. 

    Abaixo, a nota do Conselho Nacional dos Secretários de Educação com os principais pontos de preocupação diante da proposta do Governo Federal.

    I – O FUNDEB atual tem vigência até o final de 2020, e a proposta do governo federal prevê que o novo FUNDEB passe a vigorar somente a partir de janeiro de 2022, criando, assim, um “apagão” para o financiamento e um colapso para a educação básica no Brasil no ano de 2021.
    II – O atual texto proposto para a PEC 15/2015 prevê a ampliação da complementação do Governo Federal de 10% para 20% ao longo de seis anos, e com esta proposta o Governo Federal propõe que desses 10 pontos percentuais de acréscimo, 5 pontos percentuais sejam destinados não à educação pública, mas a programas de transferência de renda, o que representa um claro desvirtuamento do propósito do FUNDEB, além de uma perda de 50% dos recursos novos a serem complementados pela União no novo FUNDEB.
    III –  O atual texto da PEC 15/2015 estabelece que no mínimo 70% do FUNDEB sejam gastos com a remuneração dos profissionais de educação, quando atualmente o percentual é de no mínimo 60% para professores, e o governo federal agora propõe no lugar de um percentual mínimo, um limite de 70% com gastos com a remuneração dos profissionais da educação com recursos do FUNDEB o que inviabilizaria o pagamento de servidores da educação em várias redes estaduais e municipais que já destinam percentual maior do que 70% para esse fim.
    IV –  A proposta do governo federal permite que recursos públicos da União, dos estados e dos municípios sejam utilizados como um auxílio para pagamentos nas redes privadas. Por essas razões, o CONSED reforça seu apoio ao texto da PEC 15/2015 e a proposta da relatora, a Deputada Dorinha Seabra Rezende, e conclama as lideranças partidárias do Congresso Nacional que aprovem a matéria tal como esta se apresenta hoje, pois representa o resultado de mais de cinco anos de amplo debate com estados, municípios e a sociedade civil organizada em benefício da Educação no Brasil.”

    Ceara Agora

    Post Views: 122
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleVale à pena contribuir para o INSS depois dos 40 anos? A resposta, com mais orientação, está no ‘’Alerta Geral’’
    Next Article A Prefeitura de Granja, prorroga o Decreto Municipal de Isolamento Social
    Impacto

    Related Posts

    Saiba como votar na eleição para conselhos tutelares no domingo

    30 de setembro de 2023

    CAMOCIM-CE: UM DOS “JOVENS ARREBATADOS” PELO BEPI NO CASO “MARCÃO”, FOI PRESO POR PM’S DO RAIO EM VARJOTA

    30 de setembro de 2023

    Concurso público unificado terá 6,5 mil vagas em 20 órgãos

    29 de setembro de 2023

    Cirurgia no quadril é bem-sucedida e Lula se recupera em hospital

    29 de setembro de 2023

    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossos Visitantes
    112692
    Usuários hoje : 179
    Usuários ontem : 455
    Este mês : 179
    Este ano : 112692
    Total de usuários : 112692
    Visualizações hoje : 687
    Total de visualizações : 673578
    Quem esta online : 3
    Powered By XT Visitor Counter
    Posts recentes
    • Saiba como votar na eleição para conselhos tutelares no domingo
    • CAMOCIM-CE: UM DOS “JOVENS ARREBATADOS” PELO BEPI NO CASO “MARCÃO”, FOI PRESO POR PM’S DO RAIO EM VARJOTA
    • Concurso público unificado terá 6,5 mil vagas em 20 órgãos
    • Cirurgia no quadril é bem-sucedida e Lula se recupera em hospital
    • MPCE recomenda que município de Camocim atualize dados públicos e regularize acesso ao Portal da Transparência no prazo de 10 dias

    Saiba como votar na eleição para conselhos tutelares no domingo

    30 de setembro de 2023

    CAMOCIM-CE: UM DOS “JOVENS ARREBATADOS” PELO BEPI NO CASO “MARCÃO”, FOI PRESO POR PM’S DO RAIO EM VARJOTA

    30 de setembro de 2023

    Concurso público unificado terá 6,5 mil vagas em 20 órgãos

    29 de setembro de 2023

    Cirurgia no quadril é bem-sucedida e Lula se recupera em hospital

    29 de setembro de 2023
    Tags
    Creolina (1) Câmara (1) Granja (1)
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2023 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login below or Register Now.

    Lost password?

    Register Now!

    Already registered? Login.

    A password will be e-mailed to you.