Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram Vimeo
    Impacto Granja
    Subscribe Login
    • Notícias
    • Política
    • Policia
    • Saúde
    • Cidades
    • Granja
    • Camocim
    • Economia
    • Educação
    • Esporte
    Impacto Granja
    Home»Chuva»Efeito Lula? PT e aliados lideram corrida pelos governos locais em 7 estados do Nordeste
    Chuva

    Efeito Lula? PT e aliados lideram corrida pelos governos locais em 7 estados do Nordeste

    ImpactoBy Impacto29 de agosto de 2018Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

     

    A popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso desde 7 de abril na sede da Polícia Federal em Curitiba, no Nordeste continua a trazer frutos para os candidatos do PT e aliados na região. Disputado para compor coligações em vários estados do Nordeste, o PT e aliados lideram a disputa pelos governos estaduais em 7 das 9 unidades de federações nordestinas, de acordo com a última pesquisa do Ibope.

     

    Dos nove líderes, quatro são do PT e três estão coligados com o partido e exploram a imagem do ex-presidente. Outros candidatos, mesmo sem se coligar, defendem Lula. Há, inclusive, emedebistas que rechaçam o nome do candidato do partido, o ex-ministro Henrique Meirelles, para pedir voto para Lula. Caso os números permaneçam nesta tendência, o PT pode ter o melhor resultado da sua história na região em disputas estaduais, fazendo quatro governadores. Em 2006 e 2014, o partido conseguiu eleger três governadores, em seus melhores resultados. Já o PSDB está com participação mais tímida este ano e, mesmo onde está coligado, não tem nenhum candidato que lidere a corrida.

     

    Dos candidatos do partido, apenas um aparece com mais de 10% de intenções de voto. Segundo pesquisa Ibope divulgada no último dia 20, Lula aparece com 60% das intenções de voto na região, mais de seis vezes o percentual do segundo colocado, Jair Bolsonaro (PSL), que teria 9% dos votos. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, e está registrada no TSE sob número BR-01665/2018.

     

    Veja os cenários em cada estado

     

    Na Bahia, o atual governador Rui Costa (PT) tenta a reeleição. O nome mais forte da oposição, o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), desistiu de se candidatar e deve ser candidato ao cargo apenas em 2022. Contra ele, o candidato que chega mais próximo é o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM), mas que aparece com apenas 8% das intenções de voto.

     

    Em Sergipe, o PT acabou se coligando com o atual governador Benivaldo Chagas (PSD) e indicou a viúva do ex-governador Marcelo Déda, Eliane Aquino, como vice na chapa. Benivaldo, entretanto, assumiu o cargo somente este ano após a renúncia de Jackson Barreto (MDB) – que vai disputar uma cadeira ao Senado. Já o líder nas pesquisas – o deputado federal Valadares Filho (PSB) – apoia Ciro Gomes (PDT).

     

    Em Alagoas, o governador Renan Filho (MDB) segue os passos do pai, o senador Renan Calheiros (MDB), e, mesmo sendo emedebista, ataca o governo Michel Temer, rejeita a candidatura de Meirelles e pede votos abertamente para Lula. No estado, o PSDB se coligou com o PTC de Fernando Collor, o que gerou protestos de parte da cúpula tucana, que é adversária histórica do ex-presidente. O ex-governador Teotônio Vilela Filho disse que não vota em Collor “em hipótese alguma.”

     

    Em Pernambuco, os dois principais candidatos ao governo declararam voto em Lula: o atual governador Paulo Câmara (PSB), líder na pesquisa Ibope e que tem o PT em sua coligação, e o senador Armando Monteiro (PTB). No estado, o apoio do PT foi disputado. O partido tinha como plano lançar a vereadora do Recife Marília Arraes. Mas mesmo com o diretório estadual decidindo pela candidatura, a executiva nacional barrou a candidatura para dar apoio a Câmara. Marília é candidata a deputada federal.

     

    Na Paraíba, o candidato José Maranhão (MDB) lidera, mas rejeita a aproximação ao candidato presidencial do seu partido. “Nós estamos focados na campanha ao governo, ele pede votos pra ele apenas”, afirmou a assessoria do candidato, ao ser questionado em que votaria e apoiaria. O PT paraibano também seguiu orientação do diretório nacional e apoia a candidatura do ex-secretário do governador Ricardo Coutinho (PSB), João Azevedo (PSB).

     

    No Rio Grande do Norte, a crise instalada no estado fez surgir nomes alternativos e que aparecem bem à frente do governador e candidato a reeleição Robinson Faria (PSD). Lá, quem lidera é a senadora Fátima Bezerra (PT), seguida pelo ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT).

     

    No Ceará, o atual governador Camilo Santana (PT) também tenta a reeleição. Reunindo apoios da maioria dos nomes fortes da política local, ele lidera com 64% das intenções de voto e vê o tucano General Theophilo com apenas 4%.

     

    No Piauí, outro petista lidera a disputa pela reeleição: o governador Wellington Dias, que lançou uma chapa puro-sangue, tendo como vice a senadora Regina Sousa – rifada da disputa à reeleição para dar lugar a Ciro Nogueira (PP) na chapa.

     

    No Maranhão, a liderança é de Flávio Dino (PCdoB), que desta vez se coligou com o PT. Na segunda colocação vem a emedebista Roseana Sarney, que também já manifestou apoio à candidatura de Lula e defende a liberdade do ex-presidente.

     

    Lulismo ganhou força, diz analista

     

    Para o cientista político da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Adriano Oliveira, a busca pelo apoio de Lula tem como explicação a sua liderança com folga nas pesquisas de intenção de voto. “Essa busca por Lula existe por causa do Lulismo. Pesquisas qualitativas que temos mostram claramente isso, que o nordestino enxerga que ele olhou para a região, lutou pelo Nordeste. Sendo assim, é muito difícil para um candidato de outro partido se contrapor a Lula”, analisa.

     

    Uma das características marcantes dessa eleição deve ser o debate nacional. “As campanhas serão fortemente nacionalizadas. Ou seja, em vez de ter o componente estadual, onde o eleitor decidirá a partir da avaliação do governo, vamos ter esse debate em torno de Lula, do governo Temer”, aponta. Mesmo preso, o cientista acredita que força do presidente deve seguir alta na região. “O que as pesquisas mostram é que no Nordeste o presidente foi vitimizado. As pesquisas mostram que o eleitor pergunta por que somente ele foi preso. Então, a falta dele aqui nos palanques não afeta”, afirma.

     

    Com informações do Portal Uol Notícias

    Post Views: 112
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticlePolicial reage a assalto, corre para pedir ajuda, mas é baleado por outros PMs e morre no IJF
    Next Article Ficha limpa – Justiça Eleitoral confirma candidatura de Romeu Aldigueri para deputado estadual
    Impacto

    Related Posts

    Cearense é alvo de quebra de sigilo na CPMI dos Atos Golpistas de 8 de janeiro

    27 de maio de 2023

    Conta de luz continua com bandeira verde e sem cobrança extra em junho

    27 de maio de 2023

    Aníbal aproveitou para “aconselhar” Mário Roberto a declarar Euvaldete como sua candidata a prefeita

    27 de maio de 2023

    Filha de pescador do Trairi, Beatriz Militão vence concurso Miss Universo Ceará 2023

    26 de maio de 2023

    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossos Visitantes
    057625
    Usuários hoje : 137
    Usuários ontem : 576
    Este mês : 13557
    Este ano : 57625
    Total de usuários : 57625
    Visualizações hoje : 439
    Total de visualizações : 379348
    Quem esta online : 4
    Powered By XT Visitor Counter
    Posts recentes
    • Cearense é alvo de quebra de sigilo na CPMI dos Atos Golpistas de 8 de janeiro
    • Conta de luz continua com bandeira verde e sem cobrança extra em junho
    • Aníbal aproveitou para “aconselhar” Mário Roberto a declarar Euvaldete como sua candidata a prefeita
    • Filha de pescador do Trairi, Beatriz Militão vence concurso Miss Universo Ceará 2023
    • Com 2º melhor resultado da Região Nordeste, Ceará gera mais de 6,8 mil postos de trabalho no primeiro trimestre do ano

    Cearense é alvo de quebra de sigilo na CPMI dos Atos Golpistas de 8 de janeiro

    27 de maio de 2023

    Conta de luz continua com bandeira verde e sem cobrança extra em junho

    27 de maio de 2023

    Aníbal aproveitou para “aconselhar” Mário Roberto a declarar Euvaldete como sua candidata a prefeita

    27 de maio de 2023

    Filha de pescador do Trairi, Beatriz Militão vence concurso Miss Universo Ceará 2023

    26 de maio de 2023
    Tags
    Creolina (1) Câmara (1) Granja (1)
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2023 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login below or Register Now.

    Lost password?

    Register Now!

    Already registered? Login.

    A password will be e-mailed to you.