Forçados, estudantes de Camocim dormem em Sobral, de favor, por falta de vagas no transporte universitário

Camocim Cidades Educação Notícias Política

Mais uma vez os universitários de Camocim, que estudam em Sobral, foram vítimas da secretaria municipal da educação, no que se refere ao transporte universitário. Na noite de ontem, quinta-feira, 21, muitos alunos não conseguiram voltar para casa [Camocim] por falta de transporte. Ou melhor, por falta de vagas nos transportes. Vagas que a prefeita Betinha faz questão de não disponibilizar alegando não ser “obrigação do município”  

Alunos que estudam no turno da noite, mas que precisam assistir aulas, vez por outra, no turno da manhã, são os que mais sofrem com a situação, pois acabam ficando dois ou três dias, de favor, nas casas de amigos. A maioria são desempregados e de famílias pobres, sem condições de pagarem passagens e de arcar com alimentação. E foi justamente esse público que ficou prejudicado na noite de ontem, em Sobral.

A demanda de universitários que estudam em Sobral aumentou, de modo que os três transportes que são disponibilizados não dão conta. Apesar das várias reclamações dos universitários e das incontentáveis tentativas de diálogos com a gestora maior do município, visando resolver o problema, o caso é ignorado pela prefeita. 

Na Câmara, o vereador Neto Vaulino chegou a presentar uma proposta de lei municipal garantindo ônibus sem prejuízos para os alunos. A proposta foi rejeitada pelos vereadores da prefeita.

Várias cidades da região norte garantem transportes para seus respectivos universitários nos turnos manhã e noite. Camocim, infelizmente, não deseja seguir esse bom exemplo de valorização de acadêmicos. 

Carlos Jardel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *