Fortaleza amplia vacinação contra Covid-19 e crianças sem comorbidades de 6 meses a dois anos de idade já podem receber o imunizante

Impacto
Impacto

Atenção aos pais e responsáveis: a prefeitura de Fortaleza ampliou a imunização com a Pfizer pediátrica para crianças sem comorbidades de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A decisão se deu devido à baixa procura de pais ou responsáveis para a vacinação de crianças a partir dos 6 meses a 2 anos com comorbidades contra Covid-19, público-alvo determinado até então.

“A estratégia inicial era aplicar nas crianças sem comorbidades as vacinas remanescentes, mas com a baixa procura e o prazo de utilização dos imunizantes ser de 12 horas após a diluição, estamos tendo perdas significativas”, alertou a secretária da Saúde, Ana Estela Leite.

A decisão também acontece para evitar a perda dos imunizantes.

“O prazo de utilização dos imunizantes é de apenas 12 horas após a diluição. Por isso, para evitar perdas significativas, optamos por ampliar o público”, disse Sarto.

Além disso, a secretária reforça que as vacinas são seguras e fornecem boa proteção contra a Covid-19 para o público infantil. As principais agências reguladoras do mundo se posicionaram a favor das vacinas, que passaram por vários testes internacionais antes de serem liberadas no Brasil.

“A vacina contra a Covid-19 continua a fornecer um alto nível de proteção contra doenças graves e hospitalizações”, afirma Ana Estela.

Para essa faixa etária, o esquema vacinal é de três doses da vacina Pfizer pediátrica. As duas primeiras são aplicadas no intervalo de quatro semanas, e a terceira deve ser aplicada após, no mínimo, dois meses (oito semanas) da segunda dose. Para receberem a vacina, as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis, com a seguinte documentação:

  • Cartão de vacinação
  • Comprovante de endereço
  • Número do Cartão Nacional de Saúde (CNS)
  • Documento oficial de identificação da criança: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte.

Também é necessário um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação. Além dos postos de saúde, exclusivamente no sábado, a vacinação infantil também acontece nos shoppings Iguatemi, RioMar Papicu e RioMar Kennedy, conforme a disponibilidade da capacidade instalada de cada centro.

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.