Ainda este ano, 10 mil novas unidades habitacionais do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida” deverão ser contratadas para Fortaleza. Esta foi a informação divulgada pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), após reunião com representante do Fundo de Desenvolvimento Social no Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal.
Do total, três mil unidades fazem parte de segmento do programa executado em parceria com entidades sociais, o restante estará incluído no perfil geral do cadastro social.
De acordo com a presidente da Habitafor, Eliana Gomes, a Capital tem pequena participação no programa, com apenas 856 unidades entregues. “A nossa meta é reverter esse quadro e acelerar o programa em Fortaleza”, ressaltou. Informações do órgão dão conta de que, das obras já previstas, a construção de 5.500 casas faz parte de projetos habitacionais financiados por meio do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) e de recursos próprios, porém, ainda sem data de entrega. Outras 1.200 moradias deverão chegar aos beneficiários cadastrados ainda este ano, em ação de parceria entre Prefeitura e Governo do Estado.
“Considerando o passivo na Cidade de 92 mil inscritos, é uma mudança muito significativa o novo montante em fase de prospecção, que está sendo possível devido à união do Governo Federal, da Prefeitura de Fortaleza, dos movimentos sociais e das empresas”, destacou o secretário executivo do Fundo de Desenvolvimento Social, César Ramos. De acordo com informações da Habitafor, os novos contratos estão sendo elaborados coletivamente e serão em breve apresentados para aprovação dos órgãos operadores dos recursos do Programa, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
www.oestadoce.com.br