Fortaleza está sob alerta de dengue, de acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) mostra que, em todo o Brasil, 267 municípios apresentaram situação de risco para a dengue. Outros 487 apresentaram situação de alerta e 238, situação satisfatória. Os dados são referentes a janeiro de 2013.
Fortaleza e outras 13 capitais brasileiras estão classificadas como em situação de alerta, destacou o Ministério da Saúde (Foto: Divulgação)
No mesmo período do ano passado, 765 cidades fizeram o levantamento, sendo que 146 foram consideradas em risco; 384 em alerta e 235 em situação satisfatória. A pesquisa identifica onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor.
O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa afirmou que “o levantamento deve servir para alertar os estados e os municípios. Os gestores locais devem combinar as ações nas casas das pessoas, seja na coleta do lixo ou na limpeza das caixas d´água. Devemos agir para evitar mais óbitos e casos graves”.
Capitais em situação de risco
– Palmas (TO)
– Porto Velho (RO)
Capitais em situação de alerta
– Belém (PA)
– Manaus (AM)
– Rio Branco (AC)
– Aracaju (SE)
– Fortaleza (CE)
– Maceió (AL)
– Recife (PE)
– Salvador (BA)
– São Luís (MA)
– Belo Horizonte (MG)
– Rio de Janeiro (RJ)
– Brasília (DF)
– Campo Grande (MS)
– Goiânia (GO)
Capitais com índice satisfatório
– Boa Vista (RR)
– João Pessoa (JP)
– Teresina (PI)
http://diariodonordeste.globo.com