No município de Granja, também na região Norte, a movimentação de cavaleiros e amazonas, nesse domingo (18), foi grande em um ponto do bairro São Raimundo, onde a concentração foi realizada. Antes do trotar dos cavalos por ruas e avenidas, o lugar ficou pequeno para acomodar os devotos do Padroeiro e amantes da tradicional cavalgada, que mais uma vez atraiu grande público do município e seu entorno.
De acordo com a organização de um dos maiores festejos a céu aberto da região, há mais de 100 anos, a festividade tem reunido participantes de 20 municípios vizinhos, representados por quase mil cavaleiros, num trajeto que incluiu passagens por locais históricos como o Cemitério São João, casarões do início do século XIX, ponte Metálica, a antiga Estação Ferroviária, além da Câmara Municipal e do Mercado Público, onde os participantes são saudados por quem acompanha de perto a cavalgada.VEJA AS FOTOS AQUI
Leilão
“É uma alegria só, ver o quanto essa tradição, que tem sido passada de pai para filho, continua viva”, afirma Renato Barbosa, morador de Martinópole, a poucos quilômetros dali. Após o passeio, onde os cavaleiros foram saudados com água benta, em frente à Igreja Matriz de São José, a comunidade católica se reuniu para a missa aberta, que encerrou os festejos com a realização do leilão anual de animais. As apostas se concentraram no arremate de garrotes, ovelhas e cabras. Os mais empolgados se entregaram aos apelos do também tradicional forró, que embalou a noite de Granja.
Diário do Nordeste