Responsáveis pelo Ilha Park Hotel em Camocim responderão a processo administrativo.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Vigilância Sanitária, autuou o Ilha Park Hotel, em Camocim, no litoral oeste do Estado, por show do cantor João Gomes em que o público não usou máscara nem manteve distanciamento. O evento ocorreu na terça-feira (12) sem a autorização da Vigilância.
O g1 entrou em contato com o hotel, mas até a publicação da matéria não recebeu resposta.
Um decreto estadual liberou eventos em hotéis e buffets com até 600 pessoas em locais abertos e 500 em ambientes fechados, mas com respeito ao protocolo da Secretaria que prevê vacinação, uso de máscara e distanciamento.
Os responsáveis vão responder a processo administrativo, sujeito às seguintes penalidades:
- advertência
- intervenção
- interdição
- cancelamento de licença e/ou multa.
Os autuados terão prazo de 15 dias úteis para apresentar defesa.
De acordo com a Sesa, o evento foi promovido sem autorização da Vigilância Sanitária estadual e sem controle rigoroso do acesso que permitisse a entrada somente de pessoas vacinadas com duas doses ou dose única contra a doença – ou com comprovação de testagem negativa para Covid-19 (exame de antígeno ou RT-PCR) realizada no prazo máximo de até 48 horas antes do evento.
Público sem máscara
Imagens registradas durante a festa, compartilhadas nas redes sociais, mostraram centenas de pessoas sem máscara. Também é possível ver que o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os participantes não foi cumprido. O vídeo registra também o momento em que João Gomes convida uma pessoa da plateia para cantar com ele no palco.
Segundo a Prefeitura de Camocim, a festa era particular e todos os protocolos sanitários previstos nos decretos estadual e municipal foram repassados para o responsável pelo evento. A prefeitura afirmou ao g1 que não havia recebido denúncia de irregularidades no show. Caso ocorresse, a Vigilância Sanitária do município seria acionada e o caso seria apurado.
Show do cantor João Gomes tem aglomeração e desrespeito às regras de isolamento social em Camocim, no Ceará.