O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) abre, neste sábado (3), uma das mais importantes frentes para diminuir o número de pessoas que estão na fila esperando resposta aos pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC). O mutirão, ao longo dos meses de junho e julho, terá a realização de perícias e avaliações socais e econômicas de quem solicitou o auxílio.
Quatro cidades – Caruaru (PE), Imperatriz (MA), Manaus (AM) e Montes Claros (MG), terão, nessa primeira fase, os mutirões que envolvem uma força tarefa do INSS com médicos peritos e servidores designados para avaliar as condições de renda de quem tenta conquistar um BPC. Uma das exigências é que a renda ‘per capta’ no núcleo familiar seja de máximo um quarto do salário mínimo, ou seja, R$ 330.
O Ceará não tem nenhuma cidade contemplada nessa primeira fase do mutirão. Os quatro municípios escolhidos apresentam, no cenário nacional, as maiores quantidades de pessoas com pedidos de BPC. Em todo o Brasil, são, pelo menos, 514 mil pessoas que aguardam o aval do INSS para receber o Benefício de Prestação Continuada. O contingente de segurados e beneficiários com pedidos de auxílios, aposentadorias, salário maternidade e, por exemplo, BPC, totalizam 1.490.000 pessoas, de acordo com dados do próprio INSS.
O Jornal Alerta Geral ‘Especial Caminhos da Aposentadoria’, transmitido, aos sábados, pelo rádio e pela internet, a partir das 7 horas da manhã, tem orientação e esclarecimentos para os ouvintes que, ao longo da semana, enviaram perguntas com pedidos de informações sobre o tempo que o INSS tem para responder aos pedidos de auxílios e aposentadorias. O professor e advogado Paulo Bacelar explica, com detalhes, como as pessoas devem proceder quando o INSS demora a responder aos pedidos de benefícios.
CIDADES CONTEMPLADAS NA 1ª FASE DE MUTIRÕES DO INSS
• Caruaru (PE) – 3 e 4 de junho
• Manaus (AM) – 17 e 18 de junho
• Imperatriz (MA) – 24 e 25 de junho
• Montes Claros (MG) – 1 e 2 de julho